A Diretora Regional da Juventude defendeu hoje, em Ponta Delgada, que o Observatório da Juventude dos Açores (OJA) deve servir como um "suporte de apoio" à definição e gestão das políticas do setor, assentes em linhas de orientação estratégica, com objetivos e medidas que "reforcem a juventude açoriana e a tornem apta para vencer os novos desafios”.
Pilar Damião, que falava na abertura do colóquio “Dilemas e Desafios da(s) Juventude(s) no Século XXI", organizado em parceria entre a Direção Regional da Juventude e a Universidade dos Açores, no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores, considerou esta iniciativa como “um espaço de reflexão e debate”.
Nesse sentido, salientou que se pretende com este evento “obter análises, contributos e algumas das respostas que constantemente buscamos para os dilemas e desafios que fazem parte do quotidiano dos jovens açorianos”.
Para a Diretora Regional, o Observatório da Juventude, “além de permitir a divulgação de informação atualizada de interesse para a juventude, servirá como um suporte de apoio à definição e gestão das políticas, assentes em linhas de orientação estratégica, com objetivos e medidas, que reforcem a juventude açoriana e a apte para vencer os novos desafios”.
O associativismo e a participação social e política, a educação, formação e mercado de trabalho, a identidade, cultura e valores, a socialização e vida familiar e os territórios e mobilidades são as grandes linhas de investigação contempladas pelo Observatório da Juventude dos Açores.
O colóquio hoje realizado em Ponta Delgada contou com a presença de especialistas em temáticas de Juventude, nomeadamente José Regalado, diretor da Agência Nacional do Programa Juventude em Ação, Filipe Brum, Subdiretor Regional do Emprego e Qualificação Profissional, e Rolando Lalanda Gonçalves, professor auxiliar da Universidade dos Açores e coordenador executivo do OJA.
José Machado Pais, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor convidado do ISCTE, Ilona Kovacs, professora catedrática do ISEG, e Vani Baldi, professor auxiliar da Universidade de Aveiro, foram outros especialistas presentes na iniciativa.
Neste colóquio foi apresentada a página do Observatório da Juventude dos Açores na Internet, acessível pelo endereço http://observatoriodajuventude.azores.gov.pt/, onde irão ser divulgadas informação e trabalhos realizados no âmbito do OJA.