A Diretora Regional da Juventude afirmou que o objetivo para os próximos anos é "internacionalizar a juventude açoriana", através da promoção de vários programas, mas destacou a importância dos jovens terem "espíríto de iniciativa" e de se "auto-responsabilizarem pelo seu futuro".
Pilar Damião de Medeiros falava na conferência "Ser Europeu nos Açores", que decorreu sexta-feira à noite no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, com a presença de cerca de meia centena de participantes.
A iniciativa pretendeu fomentar a internacionalização de experiências dos jovens açorianos, mas também sensibilizá-los para a importância da sua participação cívica no espaço público europeu, bem como incentivá-los à reflexão dos seus direitos, deveres e responsabilidades.
O encontro foi também uma oportunidade para a partilha das experiências dos convidados, enquanto cidadãos europeus com vivências internacionais que vivem nos Açores.
A iniciativa contou com a participação de Rui Bettencourt, Assessor da Presidência do Governo dos Açores, Montserrat Ciges, escultora, realizadora e investigadora na área do património sonoro das ilhas dos Açores na salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, e Ricardo Tavares, doutorado em Teologia, na Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, na Alemanha.
A conferência “Ser Europeu nos Açores” é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, dirigida aos jovens e às entidades que desenvolvem projetos para jovens, bem como ao público interessado nos temas tratados.
Ao longo do dia de hoje, também em Ponta Delgada, decorrem diversas sessões de debate no âmbito desta iniciativa.