O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura lançou hoje, em Angra do Heroísmo, um "apelo muito forte” à capacidade de empreendedorismo dos jovens açorianos.
Luiz Fagundes Duarte, que falava no final dos trabalhos do Conselho de Juventude dos Açores, que abordou a temática do emprego jovem, exortou os jovens a “combater a passividade”, procurando criar em diferentes setores da atividade económica “emprego qualificado”.
O Secretário Regional salientou que se constata que a generalidade do desemprego jovem ocorre entre aqueles que “têm menos qualificações escolares”, defendendo que a resposta a esta problemática ”deve ser encontrada em melhores políticas para a educação”.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reconheceu que o emprego jovem é uma matéria que preocupa toda a sociedade e que, dado o seu âmbito, importava ouvir os participantes no Conselho de Juventude dos Açores, que reuniu hoje pela primeira vez na atual legislatura.
Nesta reunião, os representantes de diversas associações e de juventudes partidárias apreciaram as políticas de emprego jovem e o Plano do Governo para 2013 para a área da juventude.