A Diretora Regional da Juventude defendeu a importância de reforçar o interesse e o papel dos jovens na vida pública, “sensibilizando-os e incentivando-os à reflexão sobre os seus direitos, deveres e responsabilidades, numa Europa que se quer cada vez mais justa, livre e inclusiva”.
Pilar Damião de Medeiros, que falava à margem do encontro de jovens “Ser Europeu nos Açores”, que decorreu sábado em Ponta Delgada, considerou de “extrema relevância” a sensibilização dos jovens para a importância da sua participação cívica, “mostrando-lhes oportunidades de intervenção, através do contacto com decisores políticos regionais e europeus e, assim, criar um sentimento de partilha de conhecimentos, ideias, experiências e metodologias”.
Para a Diretora Regional da Juventude, é “ fundamental incentivar a criação de projetos de parceria com outros jovens, de forma a influenciar as políticas de juventude locais, regionais, nacionais ou europeias”.
Esta iniciativa do Governo dos Açores, que decorreu na Pousada da Juventude da Ilha de S. Miguel, contou com a presença de 19 jovens selecionados dos 19 concelhos da Região e a participação de diversas personalidades, entre as quais os eurodeputados Maria do Céu Patrão Neves e Luís Paulo Alves.
Os participantes abordaram temas como a cidadania europeia, as políticas públicas de juventude, o empreendedorismo e o voluntariado, a mobilidade dos jovens na UE ou a participação dos jovens na política regional.
O desenvolvimento de formas inovadoras e eficientes para o envolvimento dos jovens, a criação de um espaço para o debate e para a informação sobre temas da União Europeia relevantes para o diálogo estruturado e para a definição das políticas públicas são os objetivos do encontro “Ser Europeu nos Açores”.