O Governo dos Açores anunciou hoje a aprovação de 32 novos projetos de investimento no quadro dos programas SIDER e Empreende Jovem, num investimento de 21 milhões de euros que representam a criação de 55 postos de trabalho.
Segundo o executivo açoriano, os projetos aprovados referem-se, entre outros, a investimentos na área do turismo, nas vertentes de alojamento e de atividades de animação e restauração, e nas áreas do comércio e serviços "em quase todas as ilhas dos Açores".
No âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER), foram aprovados 17 novos projetos no Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Local, num investimento de 2,5 milhões de euros, enquanto no Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo foram aprovados cinco novos projetos, num investimento de dois milhões de euros.
Uma nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS) do executivo açoriano acrescenta que, no caso do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico, "os quatro projetos aprovados totalizam 15,5 milhões de euros de investimento".
O Empreende Jovem apoia projetos de criação de empresas detidas maioritariamente por jovens empreendedores para estimular uma cultura de risco e vontade empreendedora, tendo sido aprovadas seis candidaturas, num total de um milhão de euros de investimento e a criação de nove postos de trabalho, dos quais cinco deverão ser preenchidos por mulheres.
Os dados oficiais indicam ainda que o programa Empreende Jovem já recebeu 191 projetos, com um investimento previsto de 33,5 milhões de euros e a criação de 459 novos postos de trabalho.
O vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, citado na nota de imprensa, sublinha que se trata de ”uma prova da mais-valia que estes programas representam para os empresários e para os jovens que pretendem construir as suas vidas, como é o caso do Empreende Jovem, e um sinal de que tempos de dificuldade devem ser encarados com determinação e confiança”.
Sérgio Ávila revelou ainda que, "até agora, foram apresentadas 838 candidaturas no âmbito do SIDER, que representam um investimento previsto de 510,5 milhões de euros e a criação de mais de 2.500 novos postos de trabalho".