A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, realçou a importância de “dinamizar ainda mais “ a Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira, cujo potencial deverá “ser dirigido ao desenvolvimento de múltiplas ações dirigidas à implementação de indústrias culturais e criativas, ao empreendedorismo jovem e incubação de projetos âncora”.
Pilar Damião que falava sexta-feira, na Praia da Vitória, na apresentação do plano formativo da Academia para 2013, considerou, a propósito, ser “ necessário, cada vez mais, estabelecer parcerias estratégicas com outras entidades que queiram usufruir deste espaço, nomeadamente, a universidade, as escolas, os grupos de jovens informais e associações de toda a ilha e, porque não, de toda a região.”
“Abrir este espaço à comunidade juvenil através da dinamização e realização de workshops, encontros e outras iniciativas de formação em temáticas que interessem aos jovens; da criação de espaços facilitadores do acesso dos jovens à Informação Juvenil; do apoio técnico aos jovens, nomeadamente, consultadoria nas áreas jurídica, habitação, saúde, trabalho, economia, social deverá ser o pilar que sustenta a estratégia de ação da Academia de Juventude e das Artes da Terceira”, referiu a diretora regional.
Ao longo de 2013 terão lugar na Academia de Juventude da Terceira cinco ações de formação nas áreas de edição de vídeo, adobe lightroom, caracterização para Cinema, TV e Teatro, criação de música para filmes e Videomapping. Duas destas ações (TV e teatro e criação de música para filmes) serão estendidas à ilha de S. Miguel.
O plano formativo da Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira é constituído por um conjunto de ações de formação nas áreas do audiovisual e multimédia e resultam de um protocolo entre a Direção Regional da Juventude e a cooperativa Praia Cultural.
A Direção Regional da Juventude já apoiou, até à presente data, o total de 16 formações.