A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a Mostra de Cinema dos Açores AMOSTRAM’ISSE se assume “como um veículo de divulgação de projetos de uma nova geração de jovens realizadores açorianos que, pela qualidade, criatividade e sentido crítico apurado, têm, de facto, apresentado novas reconfigurações da relação entre tradição e inovação”.
Pilar Damião, que falava na apresentação desta Mostra de Cinema, que arranca hoje no Teatro Micaelense, salientou que "o apoio às indústrias culturais e criativas tem sido uma grande aposta do Governo dos Açores, nomeadamente no apoio à produção regional”.
A Diretora Regional da Juventude apontou a AMOSTRAM’ISSE como uma “produção regional que serve de reflexo do vasto património" que os Açores possuem, considerando que a realização deste evento permite “mergulhar o tradicional no emergente", surgindo como uma "forma de reinterpretar o já existente, como um novo processo criativo”.
Pilar Damião frisou ainda que a Direção Regional da Juventude, ao apoiar este evento organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, fortalece a aposta que tem vindo a fazer na promoção dos jovens criadores dos Açores e alarga ainda a oferta cinematográfica ao público açoriano.
Com esta estratégia, o Governo dos Açores contribui também para a formação de novos públicos, uma vez que a oferta variada de cinema é uma mais-valia para o desenvolvimento cultural dos jovens açorianos, acrescentou a Diretora Regional.
Na Mostra de Cinema dos Açores AMOSTRAM’ISSE, que decorre até sábado, será exibido um conjunto de filmes realizados nos Açores, permitindo igualmente abordar o estado da arte do cinema na região, com a descoberta de uma nova corrente de cinema contemporâneo e dos seus criadores.
Esta Mostra já percorreu este ano as cidades de Angra do Heroísmo e da Horta, chegando agora a Ponta Delgada e, em novembro, a Lisboa, em conjunto com um largo número de parceiros, nomeadamente com o Teatro Micaelense e o 9500 Cineclube, numa perspetiva de promoção do cinema e dos realizadores açorianos.