A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Festival de Teatro JUVEARTE, além da sua componente estético-artística, "exercita a democracia cultural na sua plenitude".
Pilar Damião falava na apresentação do XIV JUVEARTE, organizado pela Associação de Juventude da Candelária, que vai percorrer as ilhas de São Miguel, Faial, São Jorge e Flores, entre 18 a 26 de outubro, promovendo "uma vez mais, a descentralização cultural tão necessária nestas Ilhas”.
A Diretora Regional salientou que o apoio do Governo dos Açores ao JUVEARTE, através da Direção Regional da Juventude, tem como principal objetivo a promoção do teatro, sobretudo o que é produzido por jovens e grupos não profissionais.
O contacto entre grupos, principalmente de regiões diferentes, a troca de experiências e de conhecimentos e ainda a realização de intercâmbios culturais que “possam fomentar a mobilização de grupos de teatro das ilhas e de outras regiões de Portugal e do estrangeiro”, são, segundo Pilar Damião, outros objetivos deste evento.
O Festival visa proporcionar aos grupos de teatro dos Açores a promoção do seu trabalho junto de outros públicos e a partilha de experiências entre grupos de teatro regionais, nacionais e estrangeiros.
O JUVEARTE, organizado pela Associação de Juventude de Candelária desde 2000, tem o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, e este ano conta, pela primeira vez, com a parceria do Ateneu Criativo.