DESTAQUES
II edição do “Associativismo Talks” a 30 de abril na Ribeira Grande
II edição do “Associativismo Talks” a 30 de abril na Ribeira Grande

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, vai assinalar no próximo dia 30 de abril, quarta-feira, o Dia do Associativismo Jovem com a II edição do “Associativismo Talks”.
O encontro vai decorrer no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, em São Miguel, a partir das 18h00, e vai juntar jovens e dirigentes de associações juvenis da Região.
A sessão de abertura será presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, seguindo-se a comunicação “Associativismo: da convicção pessoal à missão social”, por Rita Saias, ex-Presidente do Conselho Nacional de Juventude.
A importância do associativismo na perspetiva da cidadania ativa e da promoção do bem-comum vão estar em reflexão na mesa-redonda “O Associativismo na Juventude”, na qual participarão Hugo Medeiros, da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP); Mariana Pedro, da Associação de Guias de Portugal (AGP); José Carlos Pimentel, do Corpo Nacional de Escutas (CNE); Micaela Pimentel, da ICHTUS – Associação de Juventude de Porto Judeu; e Lizandra Silva, da AJIFA, Associação de Jovens da Ilha do Faial. A moderação estará a cargo de Sara Oliveira, jornalista.
Esta sessão comemorativa do Dia do Associativismo Jovem contará ainda com momentos culturais, designadamente com a atuação da Associação 9 Circos e do grupo de dança VengaGirls.
O Dia do Associativismo Jovem “assinala-se desde 2002 e visa reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel das pessoas jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecer e promover a atividade do movimento associativo jovem e estimular nos/nas jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativo”, refere o IPDJ.
A I edição do “Associativismo Talks”, promovido pelo Governo dos Açores, decorreu em 2024 no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.
Inscrições Abertas para o Programa de Ideação Digital para o Ensino Universitário 2025
Inscrições Abertas para o Programa de Ideação Digital para o Ensino Universitário 2025

Estão abertas as inscrições para o Programa de Ideação Digital para o Ensino Universitário 2025, uma iniciativa que visa capacitar jovens estudantes para o desenvolvimento de competências no domínio do empreendedorismo.
O programa consiste numa formação online gratuita, com sessões agendadas para os dias 9, 16, 23, 30 de abril e 7 de maio de 2025, das 19h30 às 21h30, abordando temas como modelos de negócio, planeamento financeiro e estruturação de projetos empresariais.
Módulos Temáticos:
9 de abril de 2025 - DESIGN THINKING ideas generator
16 de abril de 2025 - RECURSOS CHAVE a importância da equipa
23 de abril de 2025 - PLANO FINANCEIRO as finanças de uma start-up
30 de abril de 2025 - MODELO DE NEGÓCIO Produtizar o MvP
7 de maio de 2025 - PODER DO MARKETING how to pitch
No final do percurso formativo, os participantes que apresentarem os melhores Pitchs terão a oportunidade de apresentar os seus projetos no Concurso Regional I9.Azores, a realizar-se entre 18 e 22 de maio, na ilha Terceira.
Destinatários
Podem candidatar-se todos alunos do ensino superior açorianos ou residentes nos Açores, com idade máxima igual ou inferior a 28 anos, inscritos em qualquer universidade portuguesa ou estrangeira.
Candidaturas
As inscrições estão abertas até 9 de abril e devem ser efetuadas através do Portal da Juventude dos Açores.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI » EDIÇÃO UNIVERSITÁRIA » CANDIDATAR
Candidaturas ao OTLJ até 30 de abril com novo subprograma para ocupação nos meses de verão
Candidaturas ao OTLJ até 30 de abril com novo subprograma para ocupação nos meses de verão

Os jovens interessados em desenvolver um projeto de ocupação nos meses de julho e agosto no âmbito do OTLJ – Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens devem apresentar a sua candidatura de 1 de março a 30 de abril no portal da Juventude dos Açores – juventude.azores.gov.pt.
Esta fase de candidaturas, que decorre em simultâneo para os jovens e para as entidades promotoras de projetos OTLJ – Verão 2025, destina-se aos subprogramas “Ocupação em Férias” e “Jovens Ativos”, bem como ao recém-criado subprograma “Verão em Ocupação”
Podem candidatar-se ao “Ocupação em Férias” os jovens entre os 14 e os 24 anos de idade, residentes nos Açores, que frequentem o 9.º ano de escolaridade, ou equiparado, ou o Ensino Secundário, enquanto ao “Jovens Ativos” podem candidatar-se os residentes nos Açores dos 15 aos 24 anos de idade integrados em projetos promovidos por IPSS.
Os projetos enquadrados em cada um destes dois subprogramas têm a duração de 20 dias úteis, nos meses de julho e agosto, não podendo ultrapassar as cinco horas diárias.
Aos jovens é atribuída uma bolsa de 3 euros por hora, num total de até 207 mensais.
A grande novidade deste ano é o recém-criado “Verão em Ocupação”.
Podem integrar este subprograma os residentes nos Açores dos 16 aos 24 anos de idade, que frequentem o Ensino Secundário, do Ensino Geral ou Profissional, ou o Ensino Superior, em cursos de Licenciatura ou Mestrado.
Os projetos decorrem entre julho e agosto, no total de 35 dias úteis, com início até ao 5.º dia útil do mês de julho, num conjunto máximo de 20 horas semanais, não ultrapassando as 5 horas diárias.
Aos jovens é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros.
“A criação deste subprograma permite integrar no OTLJ entidades promotoras que estavam excluídas do universo OTLJ, como as empresas privadas, do setor social, de comunicação social e cooperativas, o que promove uma maior diversidade e abrangência de projetos de ocupação”, disse, esta semana, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Durante a oficina de apresentação dos subprogramas às potenciais entidades promotoras do OTLJ, Maria João Carreiro destacou a importância do “Verão em Ocupação” para o despiste vocacional e académico dos jovens, desafiando as entidades a candidatarem “projetos alinhados com os objetivos do OTLJ”, que possam significar “mais-valias” para os jovens e “criar boas memórias”.
O regulamento do OTLJ nos Açores não era revisto há sete anos.
O novo regulamento, publicado em janeiro último em Jornal Oficial, além de criar o novo “Verão em Ocupação” fixou um reforço em 20% das bolsas atribuídas aos jovens e a alargou o prazo de candidaturas de um para dois meses.
Além dos “Ocupação em Férias”, “Verão em Ocupação” e “Jovens Ativos”, o OTLJ inclui, também, o subprograma “Jovens Estudantes”, cujas candidaturas podem ser apresentadas de 1 de setembro a 15 de outubro e de 1 dezembro a 15 de janeiro.
A duração dos projetos do “Jovens Estudantes” foi alargada de quatro para cinco meses, bem como o período de ocupação (de novembro a maio) e os destinatários, onde se incluem os estudantes do Ensino Secundário, Ensino Profissional e o Ensino Superior.
Titulares do Cartão Interjovem com viagens a 48 euros na SATA Air Açores e a 15 euros na Atlânticoline
Titulares do Cartão Interjovem com viagens a 48 euros na SATA Air Açores e a 15 euros na Atlânticoline

Os titulares do Cartão Interjovem vão continuar a beneficiar durante este ano das condições especiais de mobilidade área e marítima entre as diferentes ilhas do arquipélago, não pagando mais do que 48 euros numa viagem aérea de ida e volta operada pela SATA Air Açores e apenas 15 euros em qualquer viagem marítima de ida e volta operada pela Atlânticoline.
Estas condições especiais voltam a estar garantidas em 2025 através de um contrato-programa entre a Região e as duas empresas, assinado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, para comparticipar os descontos nas tarifas aplicadas aos detentores do Cartão Interjovem, no que representa “uma forte aposta na mobilidade juvenil”, frisa Maria João Carreiro.
“Investir na mobilidade é criar as condições para que os jovens possam livremente circular na Região para fins sociais, culturais ou ocupacionais. O Cartão Interjovem tem contribuído muito para este propósito, fruto do investimento público na sua revitalização. O Interjovem é cada vez mais reconhecido pelos jovens também como um cartão de descoberta e de embarque”, valoriza.
Além das tarifas especiais, os titulares do Interjovem beneficiam das condições que os passageiros que viajam com a Tarifa Açores na SATA Air Açores – sem contingência de reserva ou de bagagem.
O investimento previsto para este ano na compensação pelas tarifas especiais é de 40 mil euros.
Também através da renovação do protocolo entre a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego e a Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão – RIAC, I.P. volta a estar garantida este ano de 2025 a simplificação do processo de aquisição e pagamento do Cartão Interjovem, que pode ser pago por MBWay, Referência Multibanco ou Cartão de Crédito.
“O Interjovem marcou várias gerações e está a marcar outras, porque está valorizado nas suas funcionalidades e adequado à realidade atual dos jovens açorianos”, enaltece a titular da pasta da Juventude, sublinhando que o Cartão Interjovem tem mais de 100 parceiros em todas as ilhas que garantem um mínimo de 10% de desconto nos serviços oferecidos aos titulares do Cartão.
Desde que o Governo de coligação PSD/CDS/PPM apresentou a nova imagem do Cartão Interjovem e associou novas funcionalidades, como as viagens aéreas e marítimas, o preço do Cartão foi reduzido de 20 euros para os atuais 10 euros, além de ter sido criada uma 'app' não só para aquisição, mas também para a georreferenciação dos parceiros aderentes ao Interjovem.
Na época do Natal, e considerando a fluxo de mobilidade interilhas dos jovens, sobretudo daqueles que estão deslocados da sua ilha de residência para fins académicos ou profissionais, tem sido desenvolvida uma campanha especial de Natal, o que permite viagens aéreas interilhas a 21 euros ida e volta e a 15 euros apenas de ida, durante o mês de dezembro, na SATA Air Açores.
Só na última campanha especial de Natal foram vendidas cerca de 300 passagens aos detentores do Cartão Interjovem, o que significa cerca de 26% das viagens vendidas durante o ano de 2024.
Podem adquirir o Cartão Interjovem, operacionalizado através da Direção Regional da Juventude, os jovens naturais ou residentes nos Açores, com idade compreendida entre os 13 e os 30 anos, pelo montante de 10 euros, podendo o mesmo ser adquirido no 'app' Cartão Interjovem, disponível para Android (Google Play) e iOS (APP Store), ou no site https://www.cartaointerjovem.com/, tendo a validade de 1 ano.
Jovens açorianos com mais oportunidades de ocupação no verão e apoios reforçados no OTLJ
Jovens açorianos com mais oportunidades de ocupação no verão e apoios reforçados no OTLJ
A partir deste ano os jovens que decidam fazer um projeto no âmbito do Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens – OTLJ vão ter acesso a um novo subprograma de ocupação no verão e beneficiar do reforço das bolsas de apoio.
O regulamento do “novo” OTLJ foi hoje publicado em Jornal Oficial e resulta do compromisso do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, de adaptar às exigências atuais dos jovens um programa reformulado pela última vez em 2010 e cujo regulamento não era revisto há sete anos.
O OTLJ passa a incluir um novo subprograma – “Verão em Ocupação”, através do qual os jovens com idades entre os 16 e os 24 anos, a frequentar o Ensino Secundário, Ensino Profissional ou Ensino Superior podem fazer um projeto de ocupação em empresas privadas, do setor social, de comunicação social e em cooperativas.
Os projetos de ocupação no âmbito deste subprograma decorrem entre julho e agosto, no total de 35 dias úteis, com início até ao 5.º dia útil do mês de julho, num conjunto máximo de 20 horas semanais, não ultrapassando as 5 horas diárias.
Aos jovens é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros.
“A criação deste subprograma permite integrar no OTLJ entidades promotoras que estavam excluídas e possibilitar aos jovens o acesso a uma maior diversidade de projetos de ocupação durante as férias, com benefícios para o despiste vocacional e académico e para o desenvolvimento de competências”, nota Maria João Carreiro.
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego explica que o “Verão em Ocupação” é, também, uma “resposta para os jovens que aproveitam as férias para obter financiamento para os seus projetos pessoais”, como viagens e experiências Erasmus, adequando a bolsa a estes interesses e desincentivando, ainda, a ocupação irregular nesse período.
Também a bolsa atribuída no âmbito dos subprogramas “Ocupação em Férias”, “Jovens Ativos” e “Jovens Estudantes” passa dos 2,5 euros/hora para três euros/hora, o que representa um reforço de 20% no investimento público em cada jovem.
As candidaturas dos jovens e das entidades promotoras a cada um dos quatro subprogramas do OTLJ passam a ser apresentadas entre marco e abril de cada ano, o que significa que este período de candidaturas foi alargado de um para dois meses.
No caso do “Jovens Estudantes”, as candidaturas podem ser apresentadas em dois períodos (1 de setembro a 15 de outubro e 1 dezembro a 15 de janeiro), tendo ainda sido alargada a duração dos projetos de quatro para cinco meses, o período de ocupação (de novembro a maio) e os destinatários deste subprograma do OTLJ, onde se incluem os jovens a frequentar o Ensino Secundário, Ensino Profissional e o Ensino Superior.
Jovens açorianos com mais oportunidades de participação na construção de políticas públicas de juventude
Jovens açorianos com mais oportunidades de participação na construção de políticas públicas de juventude
https://portal.azores.gov.pt/web/comunicacao/news-detail?id=16855157
Os jovens açorianos têm hoje acesso a mais oportunidades de participação na construção conjunta de políticas públicas de juventude, sendo que desde 2023 já participaram em fóruns de auscultação promovidos pelo Governo dos Açores mais de 2.000 jovens de todas as ilhas da Região, adianta Maria João Carreiro. A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, que presidia à sessão abertura do “Estou ON! Encontro de Jovens e Líderes Associativos”, na Praia da Vitória, na ilha Terceira, garantiu que o Governo dos Açores “tudo continuará a fazer para mobilizar cada vez mais jovens para a participação na vida pública”. Entre as ações e iniciativas promovidas pela coligação PSD/CDS/PPM destacadas pela governante está um estudo sobre o estado da participação cívica e política dos jovens açorianos, que envolveu mais de 1.100 jovens de todas as ilhas, ou a realização de dois seminários DemocraciAz, que envolveu cerca de 300 jovens. Desde 2023, já se realizaram seis Conselhos de Juventude dos Açores – o órgão de consulta do Governo Regional em matéria de Juventude; o roteiro “Jovens com Voz”, que percorreu cada uma das nove ilhas e envolveu 400 jovens, ou ainda o Fórum Democracia 25.4, promovido em parceria com a Federação Nacional das Associações Juvenis, em Ponta Delgada, no qual participaram cerca de 200 jovens. “Só conseguimos criar políticas adequadas, eficazes e verdadeiramente alinhadas com as necessidades e expetativas dos jovens, se formos capazes de os envolver na construção de medidas das quais poderão e deverão ser destinatários”, disse. Entre os desafios que se colocam em termos de participação democrática juvenil está o combate à desinformação, às 'fake news' e ao populismo, que “comportam riscos para o exercício de uma cidadania informada, plural e inclusiva”, indicou. Tendo em vista uma resposta conjunta a este desafio, a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, desenvolveu durante este ano o projeto “Estás ON! “Estás ON! Informa-te, Debate e Decide”, cofinanciado pelo Erasmus+, Juventude, Desporto e CES. Este projeto incluiu diferentes iniciativas, entres as quais três laboratórios participativos e construção pelos jovens de um manifesto que será apresentado amanhã no encerramento do Encontro com a proposta de ações para combater a desinformação e que será depois entregue aos decisores públicos da Região. “Temos de ser capazes de assumir o encargo e a responsabilidade de criar sinergias que envolvam a sociedade e os Órgãos de Poder, incluindo a Comunicação Social, na formação, informação, sensibilização e envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade sã”, defendeu Maria João Carreiro. Participam no encontro no “Estou ON! Encontro de Jovens e Líderes Associativos”, que termina amanhã na Praia da Vitória, cerca de uma centena de jovens, professores universitários, peritos em comunicação e cidadania participativa, decisores políticos e dirigentes das associações de juventude dos Açores. Recorde-se que o Plano e Orçamento para 2025 proposto pela coligação PSD/CDS/PPM, que será apreciado e votado na próxima semana no Parlamento açoriano, propõe um reforço de 10 mil euros no investimento público em “Participação e Associativismo Jovem”, totalizando 470 mil euros no próximo ano. A proposta de orçamento para o próximo ano para a Juventude ascende aos 3,5 milhões de euros, dos quais 1 milhão de euros para a execução da medida “Regressa a Casa” integrada no pacote “+ Jovem” para atrair, reter e fixar talento jovens em cada uma das ilhas do arquipélago.
Região acolhe encontro nacional das associações juvenis em setembro
Região acolhe encontro nacional das associações juvenis em setembro

Os Açores vão acolher de 27 a 29 de setembro, em Ponta Delgada, o “Fórum Atlântico Democracia”, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com o Governo dos Açores, anunciou hoje Maria João Carreiro.
Este encontro nacional das associações juvenis vai decorrer na Aula Magna e irá juntar, ainda, investigadores e decisores públicos numa reflexão sobre Democracia e Educação Mediática, acrescentou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
A titular da pasta da Juventude falava, em Ponta Delgada, na abertura do II Seminário “DemocraciAZ – Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem”, promovido através da Direção Regional da Juventude e dedicado à educação mediática.
“A desinformação, as ‘fake news’ e o populismo não são uma ameaça para amanhã. Já estão na nossa atualidade, comportam riscos para o exercício de uma cidadania informada e crítica e ameaçam o direito à informação e à vivência democrática saudável, sem extremismos e, por isso, plural e inclusiva”, sublinhou.
Neste quadro, prosseguiu, “temos de ser capazes de assumir o encargo e a responsabilidade de criar sinergias que envolvam a sociedade e os Órgãos de Poder, incluindo os meios de Comunicação Social – o Quarto Poder, na formação, informação, sensibilização e envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade sã”.
Em 2023, participaram nos fóruns de auscultação e debate promovidos pela Direção Regional da Juventude, como o InterAJ, para os dirigentes associativos, ou as Euroclasses, para sensibilizar para o voto europeu, mais de 600 jovens de Santa Maria ao Corvo.
Entre estes jovens, estão os mais de 350 de todas as ilhas que participaram nos encontros “Jovens com Voz”, dos quais resultaram mais de 50 propostas de ações e iniciativas para incluir no DemocraciAZ, cuja anteproposta será apresentada em agosto.
Durante o Seminário foram apresentadas conclusões preliminares do estudo Literacia e Participação Democrática dos Jovens, encomendado pela Direção Regional da Juventude ao Observatório da Juventude dos Açores e coordenado por Fernando Diogo.
Apenas cinco em cada 10 jovens açorianos com idades entre os 18 e os 30 anos manifestam algum ou muito interesse pela política, enquanto na faixa etária dos 12 aos 17 anos apenas 3 em cada 10 jovens açorianos manifestam o mesmo grau de interesse.
No conjunto dos dois escalões etários, seis em cada dez jovens açorianos não têm qualquer pertença associativa, sendo a pertença associativa maior entre os mais novos. O associativismo desportivo apresenta maior expressão nos dois grupos etários.
Os jovens, considera Maria João Carreiro, “estão a dar sinais claros de que é preciso recriar incentivos para os mobilizar para a participação ativa na construção do seu destino comum”.
O II Seminário “DemocraciAZ” decorreu no Forte de São Brás e contou com uma mesa-redonda sobre “O Papel dos Média na Educação Mediática e na Democracia”, com Rui Goulart, Diretor da RTP/Açores, Inês Linhares Dias, Jornalista da Antena 1/Açores, Nuno Martins Neves, Jornalista do Açoriano Oriental, Teresa Tiago, Docente na Universidade dos Açores, e moderação de Paulo Simões, Deputado ao Parlamento açoriano.
Durante o Seminário, que arrancou com o Quarteto de Sopros da Banda do Exército, decorreu, ainda, uma sessão “Combate às Fake News”, com António Sá Rodrigues, Jornalista e Delegado da agência Lusa nos Açores, uma sessão ”Hábitos de Segurança e Higiene Digital”, com a Associação Desliga, e uma sessão sobre Inteligência Artificial, com Roberto Lino, CEO da AZORESX.
EXPLORA AS OPORTUNIDADES QUE TEMOS PARA TI
-
Associativismo
close
Associativismo
Incentivo ao Associativismo dos Jovens, através de mecanismos de apoio às atividades das Associações Juvenis, à capacitação dos seus dirigentes e associados, bem como à melhoria das suas infraestruturas e equipamentos.
Programas:
-
Cidadania
close
Cidadania
Promoção da participação cívica e impulso ao exercício de uma cidadania ativa, reflexiva e consequente, encorajando os jovens a fazerem parte dos processos de discussão e de decisão e aproximando os jovens e as suas organizações ao poder decisório, numa lógica de co-construção e de intervenção social e comunitária, nos mais variados contextos sócio-demográficos.
Programas:
-
Criatividade e Inovação
close
Criatividade e Inovação
Impulso à criatividade jovem e apoio às iniciativas inovadoras dos jovens e das entidades que com eles trabalham, promovendo o seu potencial criativo, por meio do apoio à produção artística, cultural e empreendedora, potenciando o desenvolvimento, não só de capacidades técnicas, como também de um portefólio de novas competências piscossociais.
Programas:
-
Empreendedorismo
close
Empreendedorismo
Desenvolvimento de competências empreendedoras na população juvenil e criação de um ecossistema empreendedor jovem, através da criação de percursos formativos abrangentes e de impacto regional na área da inovação e empreendedorismo, bem como no apoio a projetos de empreendedorismo social jovem, em contexto local, regional, nacional ou, mesmo, internacional, através das diferentes oportunidades europeias para jovens, na área da criação de projetos diferenciadores.
Programas:
-
Formação dos Jovens
close
Formação dos Jovens
Aposta na capacitação e formação dos jovens açorianos, através de mecanismos diversos de educação não-formal, nas mais variadas áreas complementares à educação académica e curricular, que permite aos jovens aprendizagens implícitas e o desenvolvimentos de competências sociais, pela participação em experiências práticas formativas e em contextos ocupacionais e socioprofissionais autênticos.
Programas:
-
Informação Juvenil
close
Informação Juvenil
Promoção de um sistema de informação juvenil e comunicação com os jovens e com as organizações que com estes trabalhem, reunindo, organizando e divulgando oportunidades e informação transdiciplinares e interdepartamentais, de âmbito regional, nacional e internacional, relacionada com a temática da juventude, privilegiando os meios digitais e a facilitação da interação com os jovens.
Programas:
-
Mobilidade
close
Mobilidade
Incentivo à mobilidade juvenil, através de instrumentos de apoio a projetos que dinamizem o fluxo de jovens açorianos, em contexto regional, nacional e internacional, promovendo experiências de turismo e lazer, cultura e desporto, formação e aprendizagem e de ocupação socioprofisisonal.
Programas:
-
Ocupação dos Tempos Livres
close
Ocupação dos Tempos Livres
Apoio à ocupação saudável dos jovens, através de medidas de cofinanciamento a projetos de ocupação de tempos livres e de campos de férias que propiciem espaços de aprendizagem não-formal e de orientação e despiste vocacional, quer pelo intercâmbio e troca de experiências com outros jovens, quer pelo contacto inicial e controlado com o mundo do trabalho.
Programas:
-
Outras Oportunidades
close
Outras Oportunidades
Divulgação de outras oportunidades regionais, nacionais e internacionais para os jovens açorianos, potenciando a participação da população juvenil dos Açores em experiências enriquecedoras e diversificadas.
Programas:
-
Programas Europeus
close
Programas Europeus
Área reservada à organização dos programas e oportunidades europeias que estão disponíveis para os jovens açorianos, procurando agrupar num espaço comum estas iniciativas comunitárias, facilitando a integração de jovens dos Açores nestas medidas, e, assim, projetá-los para a construção de uma cidadania europeia plena.
Programas:
-
Transição Digital
close
Transição Digital
Promoção da capacitação digital de jovens e entidades através de programas de formação na área das novas tecnologias e pelo apoio à dotação das organizações de jovens de equipamentos e software digital, que potenciem uma transição digital jovem adequada à exigência desta sociedade global conetada e que responda ao perfil do jovem da segunda década do século XXI.
Programas:
-
Voluntariado
close
Voluntariado
Impulso ao Voluntariado Jovem e ao exercício da intervenção social e comunitária, pelo apoio à participação e organização de projetos de voluntariado regional, nacional e internacional, propiciando o desenvolvimento de uma consciência cívica de serviço e de solidariedade em contextos socioeconómicos mais fragilizados.
Programas: