A Diretora Regional da Juventude considerou hoje que é “muito importante" que os jovens açorianos adotem e interiorizem a sua cidadania europeia.
Pilar Damião, que falava no Pico, no encerramento do Roteiro de Formação do programa europeu Juventude em Ação, destacou a importância dos jovens açorianos poderem “usufruir das mesmas oportunidades dos seus congéneres europeus, através de programas como o Juventude em Ação", frisando que "o financiamento dos projetos assenta na sua qualidade e pertinência, independentemente da localização geográfica onde se realizam”.
“O programa Juventude em Ação, que, no novo quadro comunitário, irá contar com um financiamento duplicado, deve ser assumido como uma oportunidade de desenvolvimento das associações e dos seus participantes”, desafiou a Diretora Regional.
Nesse sentido, salientou que este programa “não só procura promover o intercâmbio e a mobilidade no espaço europeu, como estimula a participação e o debate em temáticas de interesse juvenil e, sobretudo, incentiva ao Serviço Voluntário Internacional (SVE)”.
Pilar Damião destacou ainda a importância do Roteiro Juventude em Ação, acrescentando que “a divulgação das diretrizes do novo programa comunitário para a Juventude, ERASMUS +, irá, certamente, permitir um maior conhecimento por parte dos dirigentes associativos, agentes ativos na área da Juventude e líderes juvenis”.
Este roteiro, que terminou hoje depois de percorrer as ilhas Terceira, Faial e Pico, visou a divulgação do programa Juventude em Ação como instrumento útil de trabalho para jovens, dirigentes associativos e animadores juvenis.
A iniciativa pretendeu também estimular a participação e o debate em temáticas de interesse juvenil, potenciar um efeito multiplicador junto de entidades idênticas e de outros potenciais parceiros e a troca de experiências e conhecimentos especializados entre os profissionais ativos no domínio da juventude, bem como aumentar o número de utilizadores das sub-ações e informar os participantes sobre o futuro programa comunitário 2014/2020.
Em cada uma das sessões foram também abordados os programas desenvolvidos pela Direção Regional da Juventude.