O Vice-Presidente do Governo dos Açores destacou o "extraordinário espírito empreendedor dos jovens açorianos", que se traduziu no elevado número de candidaturas a novos investimentos apresentadas em 2013 no âmbito do programa Empreende Jovem, que "quase duplicaram em relação a 2012”.
“Longe de se refugiarem nas dificuldades resultantes de uma conjuntura adversa, os jovens dos Açores demonstraram acreditar no futuro da Região e apostaram na concretização de projetos empresariais inovadores, para os quais o Governo Regional tem disponibilizado, como nos compete, um apoio financeiro muito significativo”, afirmou Sérgio Ávila.
Nesse sentido, revelou que, só no mês de dezembro, foram apresentadas 47 candidaturas ao Empreende Jovem, que totalizam um investimento global de mais de oito milhões de euros e a criação de 101 novos postos de trabalho.
“No último ano foram apresentados 167 novos projetos de investimento, representando um investimento de mais de 31 milhões de euros e a correspondente criação, após a conclusão desses investimentos, de 346 postos de trabalho, o que corresponde a quase o dobro do ano anterior”, frisou Sérgio Ávila.
“O bom ritmo a que continuam a surgir projetos no âmbito do programa Empreende Jovem constitui não só um sinal claro de que os incentivos do Governo dos Açores à dinamização da nossa economia são bem acolhidos e aproveitados, como corporizam a confiança que os jovens evidenciam ter nas suas próprias capacidades e a esperança que depositam no seu futuro e no futuro de toda a região”, acrescentou.
O Vice-Presidente considerou que este é "um indicador extremamente positivo e animador”, salientando que “após a conclusão destes investimentos, que terão a sua concretização durante este ano de 2014 e no próximo, com certeza que haverá impactos muito positivos na economia açoriana”.
Esses impactos, segundo Sérgio Ávila, far-se-ão sentir na criação de emprego e, particularmente, no reforço e rejuvenescimento do empreendedorismo, “o que, aliás, tem sido revelado pelo facto de os Açores terem sido, no último ano, a região do país com maior capacidade para criar empresas”.
“Nos Açores, por cada uma empresa que fecha abrem quatro novas empresas”, afirmou o Vice-Presidente, considerando que esse indicador “demonstra também a concretização das medidas previstas no Empreende Jovem e uma nova dinâmica na estrutura empresarial regional”.