As pousadas de juventude dos Açores acolheram mais de 28 mil hóspedes no ano passado, dos quais 40% eram estrangeiros, sendo que os alojamentos mais procurados localizaram-se nas ilhas do Pico e S. Jorge.
“Relativamente às dormidas que tivemos foram praticamente as mesmas de 2013. Mais precisamente 28.196 dormidas. Houve crescimentos efetivos na pousada de juventude do Pico e S. Jorge”, afirmou à Lusa Sérgio Cabral, presidente do Conselho de Administração das Pousadas de Juventude dos Açores.
No arquipélago existem pousadas da juventude, nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Terceira, S. Jorge e Pico, que disponibilizam mais de 350 camas em quartos individuais e múltiplos.
Sérgio Cabral revelou que no último ano, 40% dos hóspedes eram estrangeiros, o que representa uma crescimento de cinco por cento, e 60% nacionais, percentagem que diminuiu cinco por cento, “tendo em conta a crise económico financeira que o país está a atravessar”.
“Entre os estrangeiros são sobretudo os franceses (aumentaram 10%) que mais escolhem as pousadas de juventude açorianas, seguidos dos alemães e espanhóis”, disse Sérgio Cabral, alegando que em 2014 “os preços vão manter-se inalterados” na época baixa (11,50 euros) e época alta (15 euros).
Sérgio Cabral, que lidera o Conselho de Administração das Pousadas de Juventude dos Açores desde 2009, revelou que há cinco anos a percentagem de hóspedes estrangeiros não ia muito além dos 23%, sendo que o crescimento obtido, entretanto, "resulta do esforço na promoção e diversificação da capatação de mercados".
A mais recente pousada de juventude dos Açores foi inaugurada na ilha de Santa Maria, em 2012, e segundo Sérgio Cabral tem sido muito procurada sobretudo pelo turismo interno, 60%.
Além da rede regional de pousadas de juventude, distribuída por cinco das nove ilhas dos Açores, existe ainda uma pousada da juventude municipal, no concelho da Lagoa (ilha de S. Miguel), com gestão autónoma das demais.
“A informação de que disponho é que não está prevista nesta legislatura a construção de mais nenhuma pousada. No entanto, está prevista a obra de remodelação da Pousada de Juventude de Ponta Delgada”, revelou Sérgio Cabral, lembrando tratar-se da primeira pousada açoriana, inaugurada em 1995.