A Diretora Regional da Juventude afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Festival Walk&Talk, que vai decorrer entre 18 de julho e 3 de agosto, é "mais um exemplo do empreendedorismo cultural de dois jovens açorianos".
Pilar Damião falava na apresentação da quarta edição deste festival, que será marcada por intervenções em espaço público, exposições, performance, dança, concertos, projeções, seminários, conversas, laboratórios, residências e workshops, envolvendo a participação de mais de 60 artistas, em cerca de duas dezenas de espaços.
“A aposta na economia criativa tem sido contemplada pela Europa e, mais recentemente, no país e na Região, como uma das principais estratégias de desenvolvimento para o século XXI”, salientou Pilar Damião.
Para a Diretora Regional, “a transformação da riqueza cultural em valor económico é o caminho a traçar numa economia do conhecimento que, ancorada no potencial da inovação e criatividade, aposta em maiores resultados e mais capital”.
“O Governo dos Açores acredita no empreendedorismo, em qualquer uma das suas vertentes, como uma ferramenta mobilizadora dos jovens para fazerem face aos múltiplos desafios com que se deparam”, frisou Pilar Damião.
O Festival Walk&Talk, promovido pela associação cultural ANDA&FALA Interpretação Cultural, é um evento que aborda a arte contemporânea de uma forma informal, colocando e posicionando os Açores no roteiro das regiões criativas.
Este ano, o Festival Internacional de Arte Pública inicia-se com a abertura de uma exposição coletiva em Ponta Delgada, que reúne trabalhos de artistas convidados e estará patente ao público durante as duas semanas do festival.
O evento volta a apostar nos serviços educativos como forma de potenciar e envolver mais pessoas nas atividades artísticas do festival, estando também prevista a intervenção de artistas em espaços exteriores, além da realização de quatro residências artísticas, nomeadamente o Laboratório de Arquitetura, o Laboratório de Música e Literatura, a Residência de Dança Contemporânea e a Residência de Artesanato Contemporâneo.