A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou hoje, na Praia da Vitória, que o investimento total do Governo dos Açores na área da juventude, ao longo desta legislatura, ultrapassará os nove milhões de euros.
“É dinheiro muito bem investido, a favor da juventude e a favor do desenvolvimento da Região”, afirmou Isabel Rodrigues, que falava no encerramento do Encontro Regional de Associações de Juventude, que reuniu cerca de meia centena de dirigentes associativos juvenis de várias ilhas do arquipélago.
Para Isabel Rodrigues, o associativismo dos jovens, como expressão e exercício de liberdade e exemplo de vida democrática, “é uma escola de vida coletiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência, de humanismo e de cidadania, pelo que defender, reforçar, apoiar e promover o desenvolvimento desta forma de associativismo é defender e reforçar a democracia e a participação dos jovens”.
“O Governo dos Açores”, acrescentou a Secretária Regional, “consciente de que investir na juventude significa investir naquilo que constitui a riqueza do presente e do futuro dos Açores, elege o movimento associativo juvenil como um parceiro inestimável, eixo fundamental da participação dos jovens na sociedade e catalisador da energia empreendedora da juventude”.
Nesta legislatura, a aposta tem sido a criação de políticas de juventude que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens e para a construção da sua autonomia, apoiando e promovendo a concretização de projetos de milhares de jovens em toda a Região.
Isabel Rodrigues salientou que as associações de jovens têm sido “parceiros privilegiados na execução das políticas de juventude", acrescentando que "este facto tem-se refletido no nível de incentivos que o Governo tem disponibilizado, destinados ao desenvolvimento dos planos de atividades, à aquisição, construção e reparação de sedes, à formação dos jovens, à ocupação dos tempos livres, à informação juvenil, ao voluntariado, à mobilidade e intercâmbio de jovens a nível regional, nacional e internacional, à inovação e criatividade e ao empreendedorismo dos jovens”.
“Estamos cientes da necessidade de redesenhar continuadamente a arquitetura das políticas de juventude, que devem ser o resultado de um diálogo concertado entre o sistema e as múltiplas vozes juvenis que se fazem ouvir no espaço público”, frisou Isabel Rodrigues.
Na sua intervenção, a Secretária Regional assegurou que, “da parte do Governo dos Açores, fica esta certeza que é o consolidar da nossa prática política: reconhecer a diferença, estimular o espírito crítico e o capital cultural e humano dos Jovens Açorianos e garantir a igualdade de oportunidades é o melhor caminho para assegurar um futuro cada vez melhor para a nossa Região Autónoma”.