A Diretora Regional da Juventude salientou hoje, em Ponta Delgada, na abertura do 'Summer Camp' IdeiAçores, que o programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso "é uma estratégia que se afigura coerente e em consonância com outras medidas implementadas pelo Governo dos Açores".
Pilar Damião salientou que as primeiras edições do concurso IdeiAçores, que se realiza no âmbito daquele programa, tinham como objetivo “promover a competição entre as equipas e a partilha de experiências”, acrescentando que atualmente a iniciativa visa "proporcionar às equipas concorrentes o contacto com empresários e empreendedores e a descoberta do sistema de incubação de negócios, espreitando o mundo real”.
Na sua intervenção, Pilar Damião frisou que, ao longo das seis edições do programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso, vários alunos começaram a concretizar as suas ideias de negócio, apontando o caso do Alfazeta, que "criou as vodkas aromatizadas, concorreu e foi apoiado pelo programa televisivo 'Shark Tank' e, neste momento, está a construir a sua empresa”.
O caso dos alunos da escola de Santa Maria que "criaram uma aplicação para telemóveis e tablets, adaptada à realidade açoriana, lançada no Festival Maré de Agosto”, foi outro exemplo apontado.
Por seu lado, a Diretora Regional da Educação salientou que este programa “concretiza alguns dos mais importantes objetivos" da educação e da formação dos jovens, nomeadamente o "desenvolvimento das chamadas competências do século XXI".
Entre essas competências, Fabíola Cardoso destacou a importância de saber "comunicar uma opinião, uma ideia, uma solução", mas também "saber trabalhar em equipa para alcançar objetivos comuns e ter pensamento crítico.”
O Summer Camp decorre até 28 de abril com um programa que inclui atividades pedagógicas, visitas de estudo, palestras, jogos, momentos de convívio e a sexta edição do concurso IdeiAçores, que se realiza no último dia do evento.
Este concurso contará com a participação de 33 escolas do arquipélago, num total de 93 participantes, que apresentarão 33 ideias de negócio a um júri especializado.
Durante o 'Summer Camp' serão também desenvolvidos momentos de aprendizagem, nomeadamente através de workshops e 'pitch training', que constituem uma mais-valia para os concorrentes melhorarem a apresentação dos projetos que vão a concurso.
O Concurso Regional IdeiAçores culmina o programa Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso, que se desenvolve durante o ano letivo nas escolas do arquipélago.
O programa é concebido pelo Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e Educação, em parceria com a Universidade dos Açores e colaboração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a GesLearning, empresa especializada em educação em empreendedorismo, que é responsável pelo pacote formativo de todo o projeto.
Notícia