A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as pousadas de juventude dos Açores "desempenham um papel fundamental no estímulo à mobilidade juvenil”.
Isabel Rodrigues salientou, por isso, que o Governo dos Açores considera imprescindível ter "uma boa política de apoio à mobilidade juvenil como instrumento de coesão social e territorial e de consolidação da identidade regional”.
A Secretária Regional, que falava na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de remodelação e requalificação da Pousada de Juventude de Ponta Delgada, frisou que se trata do "cumprimento de um compromisso que foi assumido por este Governo Regional”.
As obras representam um investimento de mais de 680 mil euros, compreendendo a empreitada de remodelação da pousada, equipamentos e mobiliário, e terão um prazo de execução de 120 dias.
A obra é financiada em 306 mil euros pela Região Autónoma dos Açores e por fundos comunitários, através do programa COMPETIR+, com 374 mil euros.
Esta intervenção, além de dotar a pousada de melhores condições para receber os hóspedes que a procuram, inclui também medidas que visam melhorar a eficiência energética do edifício e adaptá-lo a pessoas com capacidades motoras reduzidas.
As funcionalidades melhoradas abrangem desde as salas de refeições, de estar, de convívio e de exposições, até ao espaço de Internet e a nova esplanada de apoio à sala e ao jardim.
Com a conclusão, em breve, das obras de modernização da Pousada de Juventude da Ilha Terceira e com as que agora se iniciam em Ponta Delgada, “a Região fica dotada de uma rede de pousadas que oferecem todas as condições aos jovens Açorianos e aos que nos visitam, garantindo um instrumento fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens e, por essa via, dando um importante contributo para a coesão regional”, frisou Isabel Rodrigues.