O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares concluiu hoje um conjunto de reuniões com as organizações partidárias de juventude dos Açores, tendo reunido com a Juventude Social-Democrata, a Juventude Comunista, os Jovens do Bloco de Esquerda, a Juventude Popular, a Juventude Socialista e a Juventude Monárquica.
Nessas reuniões, em que também participou o Diretor Regional da Juventude, foram debatidas as principais prioridades das políticas de juventude para os próximos quatro anos, onde a empregabilidade, a formação e qualificação e a participação cívica serão as principais linhas orientadoras da ação do Governo dos Açores nesta área.
"Ficou evidente nas reuniões que tivemos uma concordância genérica com o esforço que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores para aumentar a integração de jovens Açorianos no mercado de trabalho, apesar de várias preocupações e alertas que foram referidos e que naturalmente registamos e teremos em conta", frisou Berto Messias.
Para o Secretário Regional, "prova desse esforço são os resultados que temos conseguido atingir na redução significativa do desemprego nos Açores, no aumento da população empregada e no facto de termos hoje o mais baixo desemprego jovem dos últimos cinco anos".
"Estes bons indicadores não nos tranquilizam, sabemos que há muito trabalho para fazer e é nisso que continuaremos empenhados”, afirmou, acrescentando que “o Programa de Governo já aprovado é muito claro sobre a nossa estratégia de reforço de aposta no emprego jovem, que começará a ser materializada no curto prazo, já no âmbito do Plano e Orçamento para 2017".
Depois desta ronda de reuniões com as organizações partidárias de juventude, a tutela da Juventude visitará todas as associações juvenis da Região, apostando numa postura de proximidade e de diálogo.