A Diretora Regional da Juventude destacou as mais valias que podem resultar da "colaboração e cooperação entre a Região Autónoma dos Açores e o Governo da República numa ótica de aprofundamento de trabalho em rede”.
Pilar Damião falava na sequência da reunião do Conselho Consultivo da Juventude (CCJ), que decorreu quinta-feira, em Lisboa, onde salientou o trabalho desenvolvido nos Açores na área da juventude, frisando que a Região "tem a sua própria política de juventude e, em algumas áreas, possui programas e projetos de caráter bastante inovador e ímpar a nível nacional”.
Nesta reunião, entre outros pontos, estiveram em análise os planos de atividades para 2016 da Agência Nacional para a Gestão do Programa ERASMUS+ Juventude em Ação e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
O Conselho Consultivo da Juventude é um organismo integrado na Presidência do Conselho de Ministros, presidido pelo membro do Governo da República responsável pela área da juventude para a concertação das políticas nesta área.
Nesse sentido, compete-lhe analisar questões que digam respeito à política global de juventude e que estejam relacionadas com a participação cívica e a integração social e económica dos jovens, assim como identificar áreas de intervenção prioritária no domínio da juventude, no âmbito do Livro Branco da Juventude, entre outras matérias.