O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, abriu hoje novos períodos de candidatura a medidas e submedidas do Programa de Desenvolvimento Rural - PRORURAL+.
Os beneficiários podem candidatar-se até 31 de agosto aos apoios criados no âmbito deste programa, designadamente à medida de incentivo à ‘Transferência de conhecimentos e ações de informação’, submedida ‘Intercâmbios de curta duração no domínio da gestão agrícola e florestal, visitas a explorações agrícolas e florestais’.
Durante o mesmo período, decorrem os concursos para a medida ‘Regimes de qualidade para os produtos agrícolas e os géneros alimentícios', submedidas de ‘Apoio a novas participações em Regimes de Qualidade’ e ‘Apoio a atividades de informação e promoção, realizadas por grupos de produtores no mercado interno’.
Está também aberto o período de candidaturas aos incentivos para a medida de ‘Criação de Agrupamentos e Organizações de Produtores’.
Por outro lado, até 30 de setembro, podem também ser apresentadas candidaturas à medida de apoio ao ‘Investimentos em Ativos Físicos’, à submedida para ‘Investimento nas Explorações Agrícolas’ e à medida para ‘Restabelecimento do potencial de produção agrícola afetado por catástrofes naturais e acontecimentos catastróficos e introdução de medidas de prevenção adequadas’, submedida para ‘Ações preventivas’.
Podem ainda ser apresentados projetos à submedida para apoio à ‘Instalação de Jovens Agricultores’.
As candidaturas à medida de ‘Investimentos no desenvolvimento das zonas florestais e na melhoria da viabilidade das florestas’, submedidas ‘Florestação e criação de zonas arborizadas’ e ‘Criação e Manutenção de Sistemas Agroflorestais’, decorrem no mesmo prazo.
A apresentação dos processos de pedidos de apoio realiza-se através de submissão eletrónica do formulário disponível no portal do PRORURAL+ (http://gestpdr.azores.gov.pt/), sendo a autenticação feita através de código de identificação atribuído para o efeito.
Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados podem contatar a Direção Regional do Desenvolvimento Rural, entidade gestora do programa, através do telefone 295 404 280 ou do endereço de correio eletrónico [email protected]