O Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens - OTLJ inicia segunda-feira as suas atividades, que se vão desenvolver nos meses de julho e agosto, envolvendo a participação de 3.151 jovens, mais 334 do que no ano passado, num investimento superior a 440 mil euros.
Relativamente ao investimento global em todos os subprogramas do OTLJ 2016, incluindo o 'Jovens Estudantes', que decorreu entre os meses de janeiro e maio, o valor ascende a cerca de 570 mil euros, superior em 12% ao montante executado em 2015.
Este programa, executado pela Direção Regional da Juventude, visa proporcionar aos jovens a ocupação dos seus tempos livres, possibilitando-lhes, num contexto não formal, uma aprendizagem de conteúdos, normas e valores próprios de uma cidadania responsável, bem como um acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos competentes e responsáveis.
O Programa OTLJ é composto por vários subprogramas, pensados e organizados de acordo com as aspirações e necessidades dos jovens.
As escolhas são múltiplas e os desafios lançados aos jovens são diferentes de acordo com a sua idade e interesses, sendo que os subprogramas 'Ocupação em Férias' e 'Jovens Solidários' continuam a ser os mais procurados.
O OTLJ tem como público-alvo os jovens entre os 15 e os 24 anos, que estejam a frequentar ou que já tenham concluído o 9.º ano de escolaridade.
Os resultados das candidaturas ao programa podem ser consultados no endereço eletrónico http://www.otl.drj.azores.gov.pt