Decorreu durante os dias 23 e 24 de maio, na Assembleia da República, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário.
Subordinado ao tema “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?”, o primeiro dia de trabalho foi marcado pelo debate das medidas apresentadas por todos os Círculos, em sede de Comissão.
No dia 24 de maio, após a sessão de abertura presidida pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, os alunos colocaram questões aos Deputados, tendo-se seguido o debate de recomendação sobre o tema.
Os jovens Deputados que formaram a delegação dos Açores foram: Vasco Leonardo e Gonçalo Vieira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio (Terceira); Mariana Salema e Maria Pacheco, da Escola Básica 2,3/S de Vila Franca do Campo (S. Miguel); André Filipe Mansinho e Paulo César Costa Rego, da Escola Profissional de Vila Franca do Campo (S. Miguel); e Érica Mendonça e Manuel Amaral, da Escola Básica 2,3/S de Padre Manuel Azevedo da Cunha (S. Jorge).
O porta-voz da Delegação dos Açores foi o aluno Gonçalo Vieira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.
O aluno Manuel Menezes Silva, da Escola Secundária Manuel de Arriaga (Faial), que exerceu as funções de Presidente da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, foi um dos eleitos para integrar a Mesa da Sessão Nacional, composta por quatro membros.
Recorde-se que a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico decorreu nos dias 2 e 3 de maio de 2016.
Notícia