O Diretor Regional da Juventude destacou hoje, em Ponta Delgada, o papel do associativismo como “um dos melhores meios de desenvolvimento de um sentido cívico vigoroso e empenhado na juventude Açoriana”.
Lúcio Rodrigues, que falava nas comemorações do 36.º aniversário da Associação Académica da Universidade dos Açores, salientou “toda a dinâmica, todo o empenho e todo o trabalho que a Associação Académica desenvolve diariamente em prol dos alunos da academia”, congratulando esta instituição estudantil jovem pelo seu aniversário.
O Diretor Regional sublinhou que, “sem a existência desta associação académica, seguramente a vivência universitária dos jovens seria diferente para pior”, acrescentando que seria “uma experiência mais pobre”.
Na sua intervenção, Lúcio Rodrigues manifestou ainda “especial apreço” a todos os jovens voluntários, estudantes, eventualmente trabalhadores-estudantes, salientando que “se sacrificam e dão uma parte de si em prol da comunidade estudantil, dinamizando atividades desportivas, culturais, académicas e de solidariedade social”.
Lúcio Rodrigues realçou o grande desafio com que a Região se encontra confrontada, que é conseguir que os jovens que estudam na Universidade dos Açores e no exterior do arquipélago, "aqui se fixem e aqui contribuam para o desenvolvimento das nove ilhas”.
O Diretor Regional assegurou que o Governo dos Açores continuará a ser “um parceiro empenhado da Associação Académica e da Universidade, de forma a dinamizar uma relação que tem sido mutuamente benéfica ao longo dos anos”.
Nesta cerimónia, o Governo Regional recebeu a distinção de Sócio Honorário da Associação Académica da Universidade dos Açores, na sequência de uma deliberação tomada em plenário de estudantes.