O Diretor Regional da Juventude afirmou que os jovens Açorianos "devem ter a ousadia de empreender", salientando que o facto de conhecerem outras realidades "facilita esse processo”.
“Estamos a trabalhar com esse objetivo, numa primeira fase envolvendo cerca de 30 escolas da Região no concurso Ideaçores e agora, numa segunda fase, proporcionando às equipas vencedoras a possibilidade de conhecer novas realidades e de expandir horizontes”, frisou Lúcio Rodrigues.
Nesse sentido, salientou que estes jovens Açorianos se encontram esta semana, em Lisboa, "numa missão de empreendedorismo que visa explorar o ecossistema empreendedor da cidade, desenvolver a rede de contactos dos jovens e proporcionar a partilha de experiências”.
O concurso IdeiAçores realiza-se no âmbito do programa 'Educação Empreendedora: o caminho do sucesso', uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, em parceria com a Geslearning.
Nesta edição, foram premiadas as equipas da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, com o projeto 'Costa&Costa Batatas', do Colégio de São Francisco Xavier, que apresentou o projeto 'Caixa de Queijos', e da Escola Profissional das Capelas, com o projeto 'Forragens Hidropónicas'.
O concurso regional IdeiAçores contou com a participação de cerca de uma centena de jovens de 29 escolas do arquipélago, marcando, desta forma, o culminar de um projeto que se desenvolve ao longo do ano letivo nas escolas da Região.
O programa 'Educação Empreendedora: o caminho do sucesso' visa, entre outros objetivos, incentivar a adoção de espírito de iniciativa e dinamismo através de uma abordagem diferente da que é feita através do ensino tradicional.