A Direção Regional da Juventude está a promover, em Ponta Delgada, a ação de formação internacional ‘My Favorite Mistake’, uma iniciativa da Agência Nacional para a Gestão do Programa ‘Erasmus+/Juventude em Ação’, envolvendo 26 participantes de Portugal, Áustria, Itália, Espanha, Malta, Hungria e Polónia.
Esta formação, em que participam técnicos de juventude, líderes associativos e professores, entre outros profissionais que trabalham com jovens, pretende promover a reflexão sobre o papel dos erros no processo de aprendizagem e sobre a perceção cultural perante os erros, mas também explorar uma nova abordagem de técnicas e metodologias para aprender a partir de erros de uma forma positiva e construtiva.
Para o Diretor Regional da Juventude, a realização desta iniciativa nos Açores representa “um justo reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em termos de políticas de juventude”.
Lúcio Rodrigues frisou que esta formação, que decorre até sábado, permitirá “reforçar as competências destes técnicos, no sentido de lidar com os jovens de uma forma cada vez mais eficaz, num trabalho que se quer cada vez mais qualificado”.
O programa ‘Erasmus+/Juventude em Ação’ foi criado para o período 2014-2020 com o objetivo de reforçar as competências e a empregabilidade, com apoio às parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude para fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho.
“O reforço da empregabilidade, da qualificação profissional e da participação cívica são objetivos deste projeto transnacional, convergindo justamente com as linhas mestras das políticas definidas pelo Governo dos Açores”, afirmou Lúcio Rodrigues.