O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares destacou, em Ponta Delgada, o "importante contributo" das políticas públicas que promovem a mobilidade interilhas da juventude açoriana para o "reforço do espírito de coesão e de união entre todas as ilhas dos Açores”.
Berto Messias, que falava quarta-feira, na assinatura do auto de consignação das obras de modernização da Pousada de Juventude de Ponta Delgada, frisou que “este tipo de investimentos na melhoria da rede de Pousadas de Juventude da Região levam a que mais jovens estejam disponíveis para circular dentro da Região e, desta forma, ter um conhecimento mais profundo das outras ilhas que não a sua ilha de nascimento e residência".
"Isso promove mais solidariedade e coesão entre ilhas e reforça a nossa Região como um todo, no futuro”, afirmou.
“Vamos, por isso, continuar a fazer uma forte aposta nas políticas públicas que promovam essa mobilidade interna, como é o caso da rede de Pousadas de Juventude agora melhorada, dos benefícios do Cartão Interjovem ou do programa de apoio à mobilidade Bento de Góis, que será reformulado e melhorado”, disse o Secretário Regional.
As obras de modernização da Pousada de Juventude de Ponta Delgada envolvem um investimento de cerca de 680 mil euros, com vista à modernização e requalificação da pousada existente, incluindo intervenção nas infraestruturas e aquisição de equipamentos e mobiliário.
Berto Messias realçou ainda a importância deste investimento e da Rede de Pousadas de Juventude “como um importante ativo do turismo dos Açores, verificando-se um crescimento sustentado nos últimos anos”.
“Desde a sua existência, esta pousada já conta com cerca de 319 mil dormidas e, até ao final do mês de setembro deste ano, verificou-se um crescimento de cerca de 8% comparado com as dormidas no período homólogo do ano passado”, adiantou Berto Messias, que tutela as políticas de juventude na Região.
SOM 1
SOM 2