O Diretor Regional da Juventude anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores, através da DRJ, vai “apoiar a inclusão de jovens com comportamentos desviantes" numa prova do Azores Trail Run com 10 quilómetros de extensão.
Lúcio Rodrigues, que falava no final de uma reunião com Mário Leal, coordenador do projeto Azores Trail Run, salientou que o desporto “pode funcionar como uma forma de inclusão dos jovens”, sendo “benéfico em diversas vertentes”.
“Ao participar em atividades desportivas, o jovem conhece outras pessoas, sente-se mais incluído na sociedade, melhora a sua autoestima, a sua condição física e afasta-se de outros hábitos, potencialmente mais nefastos, como a toxicodependência, o alcoolismo ou o tabagismo”, frisou o Diretor Regional.
Lúcio Rodrigues lançou, por isso, um desafio aos jovens para que “participarem mais em atividades desportivas, organizadas ou informais”, apontando, nomeadamente, “a participação em provas de 'trail run', uma vertente da corrida em forte expansão na Região, a nível nacional e mesmo mundial”.
O Diretor Regional desafiou ainda os jovens Açorianos que não quiserem participar na vertente desportiva do Azores Trail Run para que “se juntem ao evento em regime de voluntariado, do ponto de vista da organização, pois será seguramente uma experiência muito enriquecedora e produtiva para a aquisição de competências”.
“Temos vindo a trabalhar para fortalecer e amplificar a participação cívica dos jovens na nossa sociedade. O Governo dos Açores tem-no feito de uma forma transversal, através dos diversos programas da Direção Regional da Juventude e de outros departamentos governamentais. Queremos que os jovens avancem, que respondam presente aos desafios que lhes são colocados”, afirmou Lúcio Rodrigues.