O Diretor Regional da Juventude subiu a Montanha do Pico, numa iniciativa integrada no festival promovido pela associação MiratecArts, que incluiu o programa ‘Climb Every Mountain’.
Lúcio Rodrigues destacou a iniciativa, que considerou ser “uma forma de sensibilizar os jovens para se auto superarem e vencerem os desafios”.
Esta subida ao ponto mais alto de Portugal incluiu um concerto de gaitas de foles encabeçado por Ross OC Jennings, 'the first piper', um dos mais conhecidos gaiteiros no mundo, que já tocou em mais de 60 países.
Este músico escocês está a tentar conquistar o recorde mundial do Guiness por tocar gaita-de-foles no maior número de locais do mundo, tendo-se agora estreado nos Açores, onde esteve acompanhado pelo músico português ‘Gaitamaker’, Gonçalo Cruz, do Porto, e por vários elementos do Urro das Marés, de São Miguel.
O Diretor Regional da Juventude salientou ainda as condições de segurança proporcionadas pela Casa da Montanha, ponto de paragem obrigatório para quem quer subir a montanha e que complementa esta experiência, disponibilizando informação sobre a geologia, biologia, história e clima dos Açores.
Para Lúcio Rodrigues, estas condições “contribuíram claramente para o grande crescimento do número de pessoas que têm vindo a subir a Montanha do Pico, mais de 15.500 no ano passado”.