O Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, na sequência do parecer favorável dos membros da Comissão de Apreciação dos pedidos de apoio para a juventude, homologou o financiamento de mais de uma centena de projetos, num valor global superior a 206 mil euros, nas áreas da criatividade, incentivo ao associativismo, mobilidade dos jovens e ocupação de tempos livres.
“As candidaturas apresentadas e os projetos apoiados evidenciam a vitalidade da juventude açoriana através do envolvimento de milhares de jovens em diversas atividades que valorizam esta faixa etária e que, consequentemente, enriquecem o futuro dos Açores”, afirmou o Secretário Regional.
“Dizer que o futuro é dos jovens não é um cliché ou uma frase de circunstância, é uma verdade inquestionável que materializamos na nossa ação política. O investimento que fazemos agora no apoio aos projetos que nos foram apresentados mostra isso mesmo”, frisou Berto Messias.
Na área da Cidadania e Voluntariado Local e Iternacional foram apoiados quatro projetos, envolvendo 470 jovens.
No que se refere ao Incentivo à Mobilidade dos Jovens, através do programa Bento de Góis, que visa promover a mobilidade regional, nacional e internacional dos jovens residentes nos Açores, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia, foram apoiados 66 projetos, totalizando mais de 138 mil euros, que abrangem 613 jovens.
Relativamente à Mobilidade Internacional, foram aprovados três projetos com um financiamento que permitirá a deslocação de 42 jovens açorianos para os EUA, Eslováquia e Inglaterra.
Com o objetivo de continuar a incentivar a criatividade dos jovens através de projetos que lhes permitam transformar ideias em iniciativas culturais e artísticas, foram aprovados 30 projetos no âmbito do programa Põe-te em Cena.
Em relação à Ocupação de Tempos Livres dos Jovens, nomeadamente no que respeita à realização de atividades em campos de férias, foram apoiados oito projetos, que envolverão 180 jovens ao abrigo do programa Entra em Campo.