O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresentou hoje, em Ponta Delgada, o novo programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens (OTL-J), salientando que “apresenta um conjunto de inovações”.
Berto Messias, que tutela a pasta da Juventude, adiantou que, “em 2018, deverão estar envolvidos cerca de 2.500 jovens em todos os subprogramas, num investimento que ascende a cerca de 500 mil euros”.
O Secretário Regional, que falava na Escola de Fomação Turística e Hoteleira, revelou que este ano haverá um “aumento na bolsa dos jovens que frequentam o OTL-J”.
“Com a nova estrutura, o OTL-J passará a dividir-se m quatro subprogramas: Ocupação em Férias, Jovens Estudantes, Jovens Ativos e um novo subprograma, a inovação deste ano, que é o subprograma Ambiente e Turismo, em que desenvolveremos uma parceria com os parques naturais dos Açores e também com as organizações e estruturas da área do turismo”, afirmou Berto Messias.
O Secretário Regional frisou que este programa “não é uma mera ocupação de tempos livres, mas uma iniciativa que garante um conjunto de instrumentos e de ferramentas aos jovens, que garante aprendizagens e enriquecimento curricular”.
Berto Messias apelou às cerca de 30 entidades relacionadas com a juventude, presentes nesta apresentação, para que “apresentem projetos que possam enquadrar jovens ao abrigo do OTL-J, para que continue a ser uma referência importante para os jovens dos Açores”.
Por seu lado, o Diretor Regional da Juventude destacu aspetos técnicos do novo OTL-J, um projeto que considerou ser “um ícone da Direção Regional da Juventude e do Governo dos Açores”.
“O novo OTL-J permite-nos trabalhar com os jovens, para os jovens. Não se trata de substituição de mão-de-obra, mas sim de aquisição de competências em contexto não-formal, com experiências no terreno, devidamente enquadradas pelas entidades”, afirmou Lúcio Rodrigues.
O Diretor Regional revelou ainda o novo slogan - 'Mostra o que Vales' - uma frase que pretende “incentivar os jovens a saírem da caixa e a chegarem-se à frente”.
O OTL-J é um programa destinado a jovens dos 15 aos 24 anos de idade, decorrendo o período de candidaturas de 1 a 30 de abril, com exceção do subprograma Jovens estudantes, cujo prazo de candidaturas decorre de 1 de outubro até ao final de novembro.
Os interessados podem obter mais informações no endereço eletrónico http://www.otl.drj.azores.gov.pt/.