O Conselho de Juventude dos Açores, órgão consultivo do Governo dos Açores nesta área, esteve hoje reunido em Ponta Delgada para apreciar a Anteproposta de Plano de Investimentos para 2019.
“Constatamos uma concordância genérica dos conselheiros à nossa orientação política e aos programas que materializam essa ação, sem prejuízo de vários alertas, sugestões e preocupações que foram referidas, sempre numa perspetiva de valorizar e criar instrumentos de apoio à juventude açoriana”, afirmou o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, em declarações no final da reunião.
“Definimos como eixos centrais das propostas para 2019 a cidadania e participação cívica, o fomento da formação e o incentivo à mobilidade e, nesse âmbito, explicámos detalhadamente as várias medidas e programas que serão implementados no decorrer de 2019”, salientou Berto Messias.
“É fundamental para nós ouvir e ter a participação deste Conselho nas definições da nossa política e o que verificamos nesta partilha de ideias e de sugestões é que, independentemente da opinião e perspetiva de cada organização aqui representada, há um traço comum a todos, que é a valorização da juventude na construção do futuro dos Açores”, acrescentou.
Além da apreciação do Plano de Investimentos para 2019, o Conselho discutiu também o programa de voluntariado jovem ‘Tu Fazes a Diferença’, a estratégia formativa da ‘Academia J’ e o novo regime de enquadramento das políticas de juventude da Região.
Nesta reunião foram também eleitos os representantes do Conselho de Juventude em vários organismos.
Para a Comissão de Apreciação dos pedidos de apoio para a juventude foram eleitos Bruna Melo, da associação juvenil ICHTUS, e Octávio Andrade, da Associação Unojovens.
Para o Comissariado dos Açores para a Infância foi eleito João Tavares, do CNE - Corpo Nacional de Escutas.
Leonardo Sousa, da associação Solidaried’arte, foi eleito como representante do Conselho de Juventude na Comissão de Acompanhamento e Monitorização das Políticas Sociais e Sandra Correia, da central sindical CGTP, foi a escolhida para representar o Conselho de Juventude no Conselho Económico e Social dos Açores.
SOM 1