O Governo dos Açores vai apoiar, através da Direção Regional da Juventude, um projeto de integração de jovens com problemas diversos de dependências, através de uma oficina para reutilização de plásticos que será desenvolvida pela Associação Alternativa.
O Diretor Regional da Juventude, em declarações do final de uma visita a esta associação, em Ponta Delgada, considerou a iniciativa “inovadora e realmente pertinente”, especialmente tendo em conta a “problemática dos plásticos e dos microplásticos, para a qual a sociedade já está desperta”.
“Naturalmente, a Alternativa viu aqui uma oportunidade, num contexto reduzido, de reutilização de plásticos para criação de vasos para plantas e para outros materiais de fabrico artesanal, dando o exemplo de que é possível pensar local e agir global”, frisou Lúcio Rodrigues.
O Diretor Regional salientou também o “papel social" desta oficina, nomeadamente ao assumir-se como “uma grande ação de sensibilização e de motivação para os jovens que, ao virem de um contexto diferente, conseguem eles próprios sentir-se úteis para a sociedade”.
Lúcio Rodrigues lembrou que a Direção Regional da Juventude tem vindo a participar e a colaborar com esta instituição noutros projetos, como o ‘Troca Trapos’, que consiste na “reutilização de vestuário para confeção de outros artigos que a Alternativa vende, contribuindo para a sustentabilidade do seu projeto”.
“É de saudar a criação de oficinas que valorizam o trabalho e a área profissional destes jovens, no sentido de serem reinseridos no âmbito da própria instituição, adquirindo, em simultâneo, ferramentas que lhes possam garantir uma maior empregabilidade e aumentando também a sua qualificação”, afirmou.
O Diretor Regional da Juventude realçou o trabalho "muito importante" de reinserção que é feito por diversas instituições em várias ilhas dos Açores, assegurando que o Governo dos Açores “tem sido e continuará a ser um parceiro natural”, num trabalho onde, “acima de tudo, se valorizam os jovens, sem deixar ninguém para trás”.
A Associação Alternativa, fundada em 1996, é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivos o apoio psicossocial ao toxicodependente e sua família, a promoção do seu desenvolvimento pessoal e social, bem como a sua reinserção socioprofissional e a reaprendizagem e adoção de estilos de vida saudáveis.
O Diretor Regional da Juventude visitou também hoje o projeto 'Sê o Teu Caminho', desenvolvido no âmbito da iniciativa ‘Inspira-te, Aprende e Age’, no Convento de Santo André, em Vila Franca do Campo.
SOM