CONSELHOS DE SAUDE A SEGUIR AQUANDO DA DIVULGAÇÃO DA ULTRAPASSAGEM DE UM LIMIAR DE O3:
O ozono é um gás tóxico quando os valores de concentração são elevados, com repercussões importantes na saúde humana. Os primeiros sintomas são: tosse, dor de cabeça, náuseas, dores peitorais e falta de ar.
Durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população (180 mg/m3), as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde). Por este motivo, a actividade física intensa ao ar livre deve ser reduzida ao mínimo.
Devem também ser evitados outros factores de risco, tais como o fumo do tabaco e a utilização de produtos irritantes contendo solventes na sua composição, uma vez que estes podem agravar os efeitos da exposição a concentrações elevadas de ozono.
Os grupos de população particularmente vulneráveis a este tipo de poluição devem também respeitar escrupulosamente os tratamentos médicos em curso ou recorrer a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.