|
Monitorização de riscos sismovulcânicos no Campo Geotérmico da Ribeira Grande
|
Programa de Monitorização do Fator Ambiental: Risco Sísmico e Vulcânico, a implementar na fase de exploração dos projectos associados à exploração do campo geotérmico da Ribeira Grande
1- Este Programa de Monitorização surge da necessidade de assegurar a detetação de eventuais sinais precursores que possam indiciar impactes do conjunto dos projetos sujeitos a procedimento de AIA para a exploração do jazigo geotérmico da Ribeira Grande dos quais possam resultar fenómenos de atividade vulcânica, hidrotermal ou sísmica que ponham em risco pessoas e bens.
2- O Programa de Monitorização tem vindo a ser implementado desde o início do projeto remodelação da Central Geotérmica do Pico Vermelho em 2005 e compreende três componentes: a) Geoquímica: com a instalação de uma Estação de Medição em contínuo do fluxo de CO2 através do solo situada nas instalações que envolvem a Central Geotérmica do Pico Vermelho e campanhas trimestrais de análise trimestrais de CO2, H2S, H, O2, Ar, N2 e CH4. b) Geofísica: através do registo dos eventos sísmico e determinação sempre que possível da sua magnitude, locaização epicentral, frequência de onda e interpretação do tipo de origem do sismo (vulcânico/hidrotermal ou tectónico), através de uma rede de estações permanentemente em funcionamento na região do graben da Ribeira Grande e imediações e acessíveis ao CIVISA; c) Geodésica: Medições do deslocamento de marcas geodésicas e sua relação com estações de referência, uma dentro da unidade vulcanotectónica do Fogo e outra no exterior considera fixa.
3. Periodicidade: a) Geoquimica com determinação em contínuo (registo discreto) do fluxo ce CO2 e trimestral dos campos fumarólicos da Caldeira Velha e Caldeira da Ribeira Grande, com comunicação de relatório anual ou outro intercalar caso seja detetadas situações anómalas que requeiram campanhas urgentes. b) Geofísica registo em contínuo dos eventos sísmivos através de uma rede implantada no terreno, com envio de relatório anual ou outro intercalar caso seja detetadas situações anómalas que requeiram campanhas urgentes. c) Geodésica medição anual dos deslocamentos das marcas e determinação destes relativamente aos vários pontes entre si e referenciação às estações fixas dentro e fora da unidade do vulcão do fogo, com envio anual de relatório.
4. Projetos cobertos pelo presente programa de monitorização: Poço CL6 - Central Geotérmica da Ribeira Grande; Remodelação da Central Geotérmica do Pico Vermelho; Projeto de Expansão da Capacidade de geração do Campo Geotérmico da Ribeira Grande - Setor das Caldeiras; Projeto de Expansão da Capacidade de geração do Campo Geotérmico da Ribeira Grande - Setor do Pico Vermelho; Poço Geotérmico CL8.
Relatórios de monitorização entregues na Autoridade Ambiental Relatórios Anuais Monitorização da Central Geotérmica do Pico Vermelho, integrando um sintese de todas as monitorizações levadas a cabo nesse período e das medidas implementadas pelo proponente: cobrindo os anos 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014; Relatórios anuais de Monitorização Geoquímica do Campo da Ribeira Grande, último até 31 maio de 2015; Relatórios anuais de Monitorização Geofísica do Campo da Ribeira Grande, último até 31 de maio de 2015; Relatórios anuais de Monitorização Geodésica do Campo da Ribeira Grande, último até 31 de maio de 2015;
<< voltar (Projeto de Expansão da Capacidade de geração do Campo Geotérmico da Ribeira Grande - Setor do Pico Vermelho) << voltar (Projeto de Remodelação da Central Geotérmica do Pico Vermelho)
|
|
|
|
|
|