O Secretário Regional do Ambiente e do Mar reafirmou hoje, na Horta, que os Açores têm “uma excelente qualidade ambiental”.
A ideia foi expressa por Álamo Meneses à margem da reunião do Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, onde nesta quinta-feira foi apresentado o “Relatório do Estado do Ambiente nos Açores” relativo ao triénio 2008-2010.
Admitindo não ser fácil sintetizar um documento que analisa, setor a setor, a qualidade do ambiente no arquipélago, o governante sublinhou, todavia, que “temos nos Açores um excelente ambiente” e que os problemas que existem “são resolúveis num horizonte não muito longo”.
De acordo com Álamo Meneses, os problemas ambientais identificados naquele documento “são poucos e na maior parte dos casos são problemas que têm uma solução relativamente fácil”.
Disse também que os problemas mais graves, no contexto de “um ambiente que apresenta uma excelente qualidade natural”, têm a ver com a qualidade da água no caso de algumas lagoas, com o ordenamento e com a gestão do território e com a gestão dos resíduos.