No presente ano foram encerradas duas explorações de massas minerais de acordo com o Decreto Legislativo Regional n.º12/2007/A, de 5 de junho, regime jurídico da revelação e aproveitamento de massas minerais na Região Autónoma dos Açores.
O encerramento deveu-se ao cumprimento das condições de licença incluindo a implementação do Plano Ambiental e de Recuperação Paisagística (PARP), documento técnico constituído pelas medidas ambientais e pela proposta de solução para o encerramento e a recuperação paisagística das áreas exploradas, como mencionado no Artigo 50.º do referido Diploma.
Através de vistoria pelas entidades competentes pela aprovação do Plano de Pedreira (DRAIC/DRA), foi possível constatar que estavam reunidas as condições para o seu encerramento, conforme expresso no Artigo 54.º do Decreto Legislativo Regional n.º12/2007/A, de 5 de junho, tendo-se verificado também novas utlizações para os locais em questão como por exemplo a agricultura e indústria.
As explorações encerradas foram a pedreira do "Pico da Manteiga" (186/RN) localizada no concelho do Nordeste, ilha de São Miguel e a cascalheira do "Pico dos Loiros" (164/RN), concelho de Velas, Ilha de São Jorge.