A Direção Regional do Ambiente promove, de 3 de janeiro a 7 de fevereiro, mais uma edição da campanha de sensibilização e informação sobre térmitas, em toda a ilha Terceira.
As ações decorrerão em parceria com as diversas juntas de freguesia, uma vez que são veículos privilegiados junto das populações.
Apesar da sua deteção apenas ter sido cientificamente comprovada em 2002, numa fase em que a praga já ocupava extensas áreas das cidades de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Horta, a térmita de madeira seca, Cryptotermes brevis, constitui atualmente a praga urbana mais preocupante nos Açores.
As térmitas encontram-se em 17 freguesias de 6 ilhas do Arquipélago identificadas como “áreas de risco de infestação por térmitas” (Resolução do Conselho de Governo n.º 2/2011 de 3 de janeiro).
Torna-se pois importante criar sistemas de sensibilização da população para o risco desta praga e de informação sobre a deteção, controlo e prevenção da infestação por térmitas.
Esta campanha decorre nos Açores desde maio de 2014, tendo como principal objetivo a promoção da autonomia das populações, promovendo medidas de deteção, mitigação e extermínio desta praga. Anteriormente foi direcionada só para as freguesias infestadas, mas torna-se fundamental informar e sensibilizar toda a população.
>> Calendarização das ações em Angra do Heroísmo
>> Calendarização das ações na Praia da Vitória