A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, em São Roque do Pico, que o Governo dos Açores vai lançar, através das direções regionais da Habitação e do Ambiente, uma ação única de combate à praga das térmitas nas ilhas do Pico, São Jorge e Santa Maria.
Andreia Cardoso, que falava numa cerimónia de atribuição de apoios à recuperação de habitação degradada presidida pelo Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, revelou que um estudo encomendado pelo Executivo e elaborado pelo Grupo de Biodiversidade da Universidade dos Açores concluiu ser possível controlar a praga das térmitas naquelas ilhas, onde ainda não atingiu grandes proporções e está relativamente confinada a áreas pontuais.
“Depois de sinalizados e perfeitamente identificados os casos, há que proceder à sensibilização das famílias para a necessidade de promovermos esta intervenção concertada”, frisou a Secretária Regional, destacando a importância do papel das autarquias locais na concretização desta ação de reabilitação dos imóveis afetados.
Andreia Cardoso adiantou que a sensibilização da população nas três ilhas começará a breve trecho, estando previsto o início das operações até ao final do corrente ano.
No âmbito da visita estatutária à ilha do Pico, foram atribuídos apoios à recuperação de habitação degradada, num montante superior a 377 mil euros, a 25 famílias dos concelhos de São Roque, Madalena e Lajes do Pico, que permitirão melhorar as condições habitacionais de quase 50 picoenses de 10 freguesias desta ilha.