Brevemente terão lugar dois Concursos para Projetos temáticos sobre o tema Clima, por parte da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal 2020 e Agência Nacional de Inovação (ANI). Os dois concursos são: V Centenário da Viagem de Circum-Navegação e Concurso de I&DT em Copromoção – Parcerias internacionais.
V Centenário da Viagem de Circum-Navegação
A FCT abrirá no mês de março (período de candidaturas de 7/3 a 17/4) o concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação – 2019. Este concurso, tendo como referência a viagem de Fernão de Magalhães e o seu enquadramento conceptual de descoberta da terra e dos oceanos, de interação entre povos e culturas e do mundo natural e da sua riqueza biológica, pretende estimular a projeção da circum-navegação para o futuro, desenvolvendo novos conhecimentos em diversas áreas temáticas numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e contribuindo para a Agenda de I&D em “Interações Atlânticas”.
O limite máximo de financiamento por projeto é de 300 mil euros, com uma dotação orçamental mínima do concurso de 2 milhões. Os 4 temas abrangidos neste Concurso são:
- Observação e conhecimento da Terra;
- Clima e alterações climáticas;
- Cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais;
- Biodiversidade e recursos biológicos.
O Aviso de Abertura e mais informações estão publicados aqui.
Concurso de I&DT em Copromoção – Parcerias internacionais
Durante o mês de fevereiro, o PORTUGAL2020, a ANI e a FCT irão abrir um concurso para financiar Projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I. Pretende-se atribuir às empresas nacionais o papel de dinamizadoras das redes e de projetos colaborativos, com o apoio das instituições de I&D portuguesas e tirando partido da experiência e do conhecimento das universidades norte-americanas. O objetivo é construir um modelo em que as empresas nacionais liderem o processo de modernização do tecido económico, reforçando o ecossistema de inovação em Portugal.
Este concurso, que terá uma dotação de 18 milhões de euros, marca a terceira fase das Parcerias Internacionais com a Universidade de Carnegie Mellon, o MIT e a Universidade do Texas em Austin (UT Austin). As áreas de investigação no âmbito do Programa MIT-Portugal são as seguintes:
- Ciências do clima e alterações climáticas;
- Sistemas terrestres;
- Transformação digital na indústria;
- Cidades sustentáveis.
Mais informações podem ser consultadas aqui.