Os trabalhos de monitorização e deteção da térmita de madeira seca e térmita subterrânea nos Açores desenvolvido pelo Governo Regional em articulação com o Grupo da Biodiversidade dos Açores, nos últimos anos, aconselharam à necessidade de se proceder a uma atualização dos mapas de risco de um conjunto de concelhos da Região Autónoma dos Açores.
Assim, no dia 16 de setembro, foi publicada a Resolução do Conselho de Governo n.º 221/2021 que procede à segunda alteração à Resolução do Conselho de Governo n.º 2/2011, de 3 de Janeiro de 2011, já alterada pela Resolução do Conselho de Governo n.º 98/2011 de 28 de junho, com vista à atualização dos mapas de risco de infestação pela térmita da madeira seca, por via da determinação de novos focos de infestação pela térmita da madeira seca Cryptotermes brevis (Walker) em freguesias dos concelhos de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande, Velas e Lajes do Pico. Foram igualmente aditados os mapas de risco de infestação pela térmita subterrânea, Reticulitermes grassei e R. flavipes, nos concelhos da Horta e Praia da Vitória.
Será de referir que foi publicada uma Declaração de Retificação no mesmo dia – Declaração de Retificação n.º 17/2021, de 16 de setembro – tendo em conta que foi detetada uma incorreção, por erro material, proveniente de divergência entre o texto original e o texto editado, da responsabilidade do Jornal Oficial.