A Região aderiu ao Memorando "Under2MoU" assumindo o compromisso de cooperação internacional na implementação e reforço de medidas que reduzam as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) até 2050 com o objetivo de limitar o aquecimento global para que não supere 1,5°C. Para as Partes deste Memorando de Entendimento, isto significa agir como líderes climáticos e seguir uma trajetória de redução de emissões consistente com a obtenção de emissões líquidas zero até 2050.
Anualmente, vários estados e regiões de todo o Mundo divulgam as suas ações, metas e progressos climáticos para o The Climate Group (secretariado do Under2MoU) e o Carbon Disclosure Project (CDP). Este processo tem como objetivo apoiar os governos na perceção dos riscos e oportunidade para que possam melhorar as suas estratégias de ação climática.
O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, participa na elaboração do Relatório Anual de Divulgação dos Estados e Regiões através da disponibilização da informação sobre as ações e medidas regionais em matéria de redução de emissões de gases com efeito de estufa e de adaptação às alterações climáticas.
O Relatório Anual de Divulgação dos Estados e Regiões 2021 apresenta ações adotadas por 96 estados e regiões, representando cerca de 499 milhões de pessoas, para alcançar emissões líquidas zero até 2050 e tornar os estados e regiões mais resilientes. Este relatório fornece uma visão global dos riscos climáticos, ações e oportunidades dos estados e regiões que divulgaram em 2021.
Para consultar o relatório, clique aqui.