Ação Climática  |  Avaliação Ambiental  |  Emissões Atmosféricas  |  Extração Inertes  |  Licenciamento Ambiental  |  Proteção Radiológica  |  PRTR  |  Qualidade do Ar  |  Ruído  |  Térmitas



Destaques
 
Guia Prático para Controlo de Térmitas
 Mais »
Inventário Regional de Emissões de Poluentes Atmosféricos - IRERPA
 Mais »
Relatórios do Estado do Ambiente
 Mais »
Relatórios da Qualidade do Ar
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
IRERPA 2024
Procedimento AIA Proteção Costeira Porto...
Empreitada Porto de São Roque do Pico
Consulta pública do pedido de renovação ...
 

Horta 10-10-2024

Inventário Regional de Emissões por Fontes e Remoções por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos 2024


Foi disponibilizado neste portal, no separador "Ação Climática", o Inventário Regional de Emissões por Fontes e Remoções por Sumidouros de Poluentes Atmosféricos (IRERPA) 2024, com dados relativos ao período 1990-2022 e que seguiu as metodologias oficiais definidas pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) e adotadas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. À semelhança dos exercícios anteriores, definiram-se cinco setores: (1) Energia, (2) Processos Industriais, (3) Agricultura, (4) Usos do solo e Florestas e (5) Resíduos e Águas Residuais.

As emissões totais de Gases com Efeito de Estufa (GEE) em 2022 totalizaram 2,10 Mt CO2eq., tendo o setor Uso de Solo e Florestas sido responsável por uma emissão líquida de cerca de 0,01 Mt CO2eq., o que coloca as emissões líquidas da Região em 2,11 Mt CO2eq..

As emissões totais em 2022 (sem Usos de Solo e Florestas) representam um acréscimo de 2,2% relativamente ao ano anterior. Estes valores estão 71,2% acima dos registados em 1990.

O perfil de emissões por setor mantém-se razoavelmente estável, com os setores da Energia e da Agricultura a representarem, respetivamente, 46,4% e 47,5% das emissões. O setor da Agricultura é o que mais cresceu (+101,0% desde 1990) e aumentou em consequência o seu peso no total de emissões.

O setor dos Resíduos apresenta uma trajetória de redução das emissões, com uma diminuição de 12,1% em relação a 1990.

Fazendo a comparação com os totais nacionais (50,3 Mt CO2eq.), verifica-se que em 2022 as emissões de GEE da Região representaram 4,2% das emissões totais nacionais (3,7%  excluindo o setor uso de solo e florestas).

Autor: DRAAC/DACAA

Numero de Visitantes
  1452717  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

 

Direção Regional do Ambiente e Ação Climática



  



 

 

 

 

HOMEMAPA DE SITEMISSÃOCONSULTAS PÚBLICASLEGISLAÇÃOPERGUNTASCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE