O ruído ambiente é o ruído global percecionado gerado por atividades humanas, incluindo o ruído provocado pela utilização das infraestruturas de transporte rodoviário, portuário e aéreo e instalações industriais e de serviços. Não inclui o ruído provocado pela própria pessoa que está exposta, o ruído proveniente de atividades domésticas, o ruído provocado pela vizinhança, o ruído no local de trabalho ou no interior de veículos nem o ruído provocado por atividades militares em zonas militares.
É globalmente reconhecido que a poluição sonora afeta a qualidade de vida, o bem-estar das populações e a saúde pública em geral. De acordo com as Orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Ruído Ambiental para a Região Europeia, o ruído é um dos principais riscos ambientais para a saúde física e mental e bem-estar das populações europeias.
Para além dos efeitos na saúde pública, a exposição ao ruído ambiente tem também impactes económicos. Conduz a perda de produtividade dos trabalhadores cuja saúde e bem-estar são afetados pelo ruído, sobrecarrega os sistemas de saúde e causam desvalorização imobiliária nos locais expostos a níveis elevados de ruído.
Para informação adicional, consulte os links abaixo:
Perguntas Frequentes
Para questões e comentários, está disponível o seguinte endereço de e-mail: [email protected].