Nos Açores, as florestas existentes na altura do povoamento contribuíram para a instalação e expansão dos povoadores/colonizadores, abastecendo-os de alguns bens essenciais. A utilização intensiva deste recurso levou a que, em 1948, se instalassem, na Região, os Serviços Florestais com a missão de operacionalizar o Plano de Repovoamento Florestal, através dos projetos especiais de arborização dos baldios.
As circunstâncias em que foram levados a cabo estes desígnios são dignos de ser lembrados, pela escassez de meios, dureza de condições e amplitude de ação.
O Centro de Divulgação Florestal do Nordeste, instalado no concelho com a maior mancha florestal de São Miguel; inserido numa Reserva Florestal de Recreio e junto a um viveiro florestal, tem como objetivo homenagear todos os que, de alguma forma, contribuíram com o seu trabalho e dedicação para as florestas dos Açores, divulgando também o trabalho desenvolvido pelos Serviços Florestais nas várias áreas de intervenção e promovendo os recursos florestais.
Centro de Divulgação Florestal do Nordeste
Rua do Poceirão
9630-171 Nordeste
Tel. 296 480 570
Email: [email protected]
< Voltar à página anterior