O primeiro passo foi a elaboração de um diagnóstico da sustentabilidade do turismo nas Terras do Priolo, com identificação dos principais recursos turísticos, naturais e culturais, a situação socioeconómica e a oferta turística atual, assim como os valores naturais da Área Protegida, as suas principais ameaças e sensibilidades. Este diagnóstico foi realizado com recurso à informação disponível, mas também através de reuniões participativas realizadas em todas as freguesias dos concelhos abrangidos e junto dos operadores turísticos locais. No total participaram mais de 100 pessoas neste diagnóstico.
O processo de diagnóstico culminou com a realização do I Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, em maio de 2011. Foram apresentados os principais dados obtidos e realizado um diagnóstico mais concreto através da definição das potencialidades, problemas e propostas de ação relacionadas com o turismo e a sua sustentabilidade nas Terras do Priolo, baseadas nos princípios da Carta Europeia de Turismo Sustentável. Este primeiro fórum contou com mais de 50 participantes, representantes de diversas entidades do território.
Após este primeiro Fórum, seguiu-se uma fase de revisão do diagnóstico, para inclusão dos comentários e propostas obtidas no mesmo, assim como, para a inclusão de informação em falta considerada como relevante.
< Voltar ao Processo de adesão