Os festivais musicais realizados durante o verão na Vila do Nordeste, na Vila da Povoação e as “Festas do Chicharro” na freguesia da Ribeira Quente assumem grande importância nas Terras do Priolo.
Os eventos desportivos de ciclismo, corrida de atletismo e até mesmo o SATA Rallye Açores também têm lugar nas Terras do Priolo.
Os municípios também promovem eventos desportivos ao longo do ano dirigidos a toda a população local e em cooperação com as associações locais. Eventos culturais como exposições, concertos musicais e mostras de artesanato são realizados durante todo o ano, embora com menos frequência.
Um evento que vale a pena referir que ocorre na Vila das Furnas, é o festival das Camélias. Localmente conhecidas por Cameleiras ou Rosas do Japão foram plantas introduzidas por ingleses. No outono e inverno, as Cameleiras, um pouco por todo o Vale das Furnas, florescem chegando mesmo a formar rijas sebes vivas. Esta flor, originária do oriente, chegou a S. Miguel no séc. XIX. Primeiramente esta planta cingia-se unicamente a meia dúzia de Jardins nas Furnas e em Ponta Delgada passando depois a existir então um pouco por toda a parte. Graças a novos cruzamentos técnicos surgem outras belas e famosas variedades da famosa Camélia. Sem periodicidade agendada, é nas Furnas que se realizam os Encontros Internacionais de Camélias Antigas, no qual juntam-se variedades de espécies de camélias para formar uma bonita mostra de arranjos florais que merecem sem dúvida, uma visita calma para vislumbrar tamanha beleza.
Outro destaque cabe às feiras gastronómicos tais como a realizada na Vila do Nordeste (bianual). Outras mostras gastronómicas de menores dimensões são realizadas em outras freguesias durante as festividades de verão e/ou aquando das festividades religiosas locais.
< Voltar à pagina anterior