Com uma altitude de 1105 m o Pico da Vara constitui o ponto mais alto da ilha de São Miguel e integra-se no Complexo Vulcânico Basáltico do Nordeste, com cerca de 4 milhões de anos. Possui um relevo de carácter montanhoso, recortado por profundas ravinas, onde correm ribeiras de regime torrencial, por vezes permanentes. Tem cerca de 1980 ha e uma riqueza botânica e paisagística elevada.
A vegetação do Pico da Vara é composta no cume por um prado de Deschampsia foliosa e nas suas vertentes por uma densa floresta de Laurissilva, que apresenta um índice de endemismos muito elevado, onde se destacam, o Azevinho (Ilex perado ssp. azorica), o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o Louro (Laurus azorica), a Ginja (Prunus azorica), a Urze (Erica azorica) a Uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o Folhado (Viburnum treleasei), e o Feto-do-cabelinho (Culcita macrocarpa).
Das espécies de avifauna existentes, destaca-se o Priolo (Pyrrhula murina), uma ave terrestre rara, endémica dos Açores, em risco de extinção e com estatuto de conservação prioritária pela Diretiva Aves, cujo último refúgio se confina à floresta de Laurissilva aqui existente. Pode-se observar ainda o Tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), o Milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o Pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azoricus).
A Reserva Natural do Pico da Vara inclui no seu território a Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, no âmbito da Rede Natura 2000, encontra-se classificada como Área Importante para Aves - IBA, pela Bird Life International e faz parte integrante do projeto Biótopo CORINE.
É possível aceder ao cume do Pico da Vara através de dois trilhos pedestres homologados, nomeadamente o PR7SMI - Algarvia - Pico da Vara e o PR23SMI - Povoação - Pico da Vara, os quais permitem uma visão abrangente quer da totalidade da área classificada, quer da Vila da Povoação.
Para mais informação sobre esta área | Clique aqui
< Voltar às Áreas Protegidas