O Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo vai reunir a 29 de abril, às 14h00, no Centro Municipal de Atividades Culturais da Vila do Nordeste, em São Miguel.
Neste evento, as primeiras 15 empresas aderentes aos princípios da CETS e à Marca Priolo vão assinar os termos de compromisso referentes às ações que se propõem desenvolver em prol da conservação da natureza e da prática de um turismo sustentável neste território.
Este grupo integra agências de viagens, empresas de alojamento turístico, restauração, animação turística e artesanato, além de uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
A 'Marca Priolo', registada pelo Governo dos Açores, foi criada no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável e na sequência do Projeto LIFE Priolo, desenvolvido pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente.
Esta 'Marca' pretende ser um selo de qualidade para as empresas que estabeleçam parcerias com a conservação e divulgação do Parque Natural de Ilha de São Miguel, nos concelhos de Nordeste e Povoação, potenciando vantagens em termos ambientais, económicos e sociais.
A adesão à 'Marca Priolo' e à Carta Europeia de Turismo Sustentável permite aos parceiros utilizar o selo da Marca, distinguindo-os pelo trabalho desenvolvido em prol da conservação da natureza, além de favorecer a sua divulgação em rede.
A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas.
As Terras do Priolo, com quase metade do seu território inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, viram a sua candidatura a esta Carta aprovada em resultado do trabalho de uma equipa constituída por elementos das Direções Regionais do Ambiente, dos Recursos Florestais e do Turismo, da Câmara Municipal de Nordeste, da SPEA e da ASDEPR - Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural .
O Fórum, onde será apresentado o trabalho desenvolvido em 2012 no âmbito da CETS das Terras do Priolo, assim como o site 'Terras do Priolo', é aberto a todos os interessados.