A Casa do Povo da Maia e a Câmara do Nordeste vão reviver a atividade da moagem do trigo na ribeira dos Caldeirões, no dia 2 de abril pela manhã.
O trigo vem da Maia, da Casa do Povo, e a Câmara do Nordeste cede o moinho para a atividade, cabendo a tarefa de moer ao moleiro que ainda labora nos Caldeirões. A moagem arrancará pelas 9h30 e demorará cerca de uma hora e meia.
Acompanharão a moagem os alunos do básico da Maia, juntamente com os alunos da EB/JI da Lomba da Fazenda, embora esteja aberta a todos os que queiram conhecer esta prática que se perdeu há muitos anos na Região.
O moinho de água do Parque da Ribeira dos Caldeirões é o único que está ativo na ilha de São Miguel, manejado pelo último moleiro deste concelho.
O funcionamento do moinho tem sido um grande atrativo do Parque dos Caldeirões, onde coexiste com mais outros três moinhos e algumas antigas infraestruturas de apoio à antiga atividade de moleiro, como o curral dos porcos, a casa da burra, a carroça do transporte do cereal, os instrumentos agrícolas e outros apetrechos.
Para que o visitante possa interpretar as antigas funções daquele parque e núcleo de moinhos, a Câmara do Nordeste colocou ao dispor dos visitantes uma brochura informativa com sinalização de todos os edifícios e dos equipamentos ali existentes.
Através desta brochura, o visitante pode também perceber o engenho do moinho de água.