As IX Jornadas do Priolo, a decorrer este ano nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Nordeste, são organizadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) através do Centro Ambiental do Priolo e no âmbito do Projecto LIFE+ Terras do Priolo, em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste e Escola Profissional do Nordeste e com o apoio da Câmara Municipal do Nordeste. E irá contar com a presença de elementos de diversas entidades, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, Parque Natural de Ilha de São Miguel, Observatório Microbiano dos Açores e Cresaçor.
Estas Jornadas consistem em palestras temáticas de entrada livre que versam sobre biodiversidade, conservação, desenvolvimento e sustentabilidade com inicio no dia 21 de novembro no Centro Municipal de Atividades Culturais.
No dia 22 de novembro pelas 19h irá decorrer uma pequena apresentação do Projeto LIFE+ Terras do Priolo que resulta de uma parceria entre a SPEA e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), co-financiado pelo programa LIFE da Comunidade Europeia.
Este ano, o programa destas jornadas incluí uma ação de voluntariado, mais especificamente uma plantação de espécies endémicas e nativas da Floresta Laurissilva dos Açores numa das áreas intervencionadas do projeto LIFE+ Terras do Priolo. Desta forma, a SPEA sinaliza o Dia Mundial da Floresta Autóctone, 23 de novembro, e comemora um habitat prioritário dos Açores. No final desta atividade irá ter lugar um pequeno convívio celebrando ainda os 19 anos de atividade da SPEA. Esta atividade é gratuita e requer inscrição obrigatória através de http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.