Numa organização da secção de mergulho do Clube Naval da Horta (CNH) realizou-se no passado Sábado uma campanha de Limpeza ao Fundo da Marina do porto faialense, integrada no programa do “Açores Entre-Mares”, uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. A actividade vem na sequência das Campanhas Limpa(A)Fundo, que já há alguns anos estão a ser realizadas na Horta com a organização de diversas entidades, e tem como principal objectivo sensibilizar a população local sobre o depósito de lixo no mar e, ao mesmo tempo, contribuiu para a melhoria da qualidade da água desta Marina que possui a Bandeira Azul.
A Limpeza contou com colaboradores do OMA – Observatório do Mar dos Açores, do DOP – Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e da empresa Norberto Diver, dos alunos do curso de Gestão do Ambiente da Escola Profissional da Horta e dos alunos da escola de Vela Ligeira e Canoagem do Clube Naval da Horta, entre outros voluntários. Esta iniciativa contou ainda com o apoio da Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental (APTO), da Capitania do Porto da Horta e da Polícia Marítima, sobretudo no que diz respeito ao controlo da entrada e saída de embarcações na zona de recolha assim como na segurança dos mergulhadores. Para a separação dos resíduos a organização teve a colaboração da Câmara Municipal da Horta que cedeu contentores e efectuou a recolha dos resíduos no final da actividade.
Com início pelas 10 horas, o evento teve a duração de cerca de 2 horas, tendo os atletas do CNH percorrido quase toda a totalidade da baía Sul da Marina da Horta, cerca de 7320m2. Às equipas de mergulhadores e apneístas coube a recolha de resíduos que se encontravam no fundo do mar. As equipas que se encontravam em terra tinham a função de recolher os sacos que os mergulhadores traziam para terra, a separação desses resíduos e a sua pesagem, antes de serem colocados nos respectivos contentores. As equipas de voluntários nesta actividade foram compostas por 12 mergulhadores com escafandro autónomo, 1 apneísta e 41 voluntários em terra.
Foram recolhidos na área de limpeza subaquática 478kg de resíduos de diversas tipologias.
No final da separação contabilizou-se um total de quatro contentores de 800 litros de lixo: 2 de resíduos indiferenciados, 1 de vidro e 1 de plástico. O ferro, as pilhas e os pneus foram separados. Comparativamente com outras limpezas realizadas, foi retirada uma quantidade do lixo do mar muito inferior ao que tem ocorrido o que indicia uma maior adopção de boas práticas ambientais por parte de todos.